Personagem - DIÓTREFES, O HOMEM QUE LUTOU CONTRA JOÃO

23/06/2014 21:52

 

Um dos mais velhos métodos humanos de manter "unidade" foi praticado por um homem chamado Diótrefes. Este homem queria um lugar de primazia entre seus irmãos, e decidiu-se a expelir da igreja quem quer que não o seguisse. Ele se via como "dono da igreja" e usou várias acusações falsas e palavras maliciosas para afastar e manter fora aqueles que estavam pregando a verdade. Ele não permitiria nem mesmo que a igreja recebesse coisas escritas por fiéis servos de Deus! Seus esforços para proteger seu próprio partido eram prejudiciais à causa de Cristo. João não se intimidou com tal carnalidade. Ele escreveu a este arrogante servo de Satanás: "Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas cousas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja. Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus” (3ª João 10-11). Diótrefes era grego como indicado na etimologia de seu nome (Alimentado por Zeus).

 

DIÓTREFES

 

1) Significado do Nome - Figura mais curiosa é a de Diótrefes, cujo nome significa "alimentado por Júpiter". Júpiter ou Zeus, na mitologia greco-romana, era o pai e o soberano dos deuses. Conta-se dele que venceu os Titãs, derrotou seu pai Saturno, deu o mar a Netuno e os infernos a Plutão, havendo reservado para si o céu e a terra. Como se vê, Júpiter era prepotente e ambicioso, razão por que mereceu o cognome de Júpiter-Tonante, que atroa que troveja.

 

2) Motivação de uma Escolha - Posso imaginar um casal de gregos, animado de superstição pagã, a sonhar que seu filho viesse a ser alimentado pelo próprio Júpiter, a fim de adquirir as mesmas qualidades e os mesmos atributos de primaz dos deuses. Essa ambição de glória se reflete no nome que elegem os pais para o filho querido: Diótrefes. O menino cresceu orgulhoso, arrogante, prepotente e sem curvatura interior, incapaz de respeitar até mesmo João.

 

3) Possível conversão – Diótrefes Foi atraído pelo Cristianismo e a ele aderiu. Professou a fé em Cristo. Tornou-se membro da Igreja local de sua cidade. Adquiriu influência. Até chegou a ser ordenado Ministro do Evangelho, chegando a ter distinção na liderança da Igreja. Contudo, Diótrefes tinha escondido no coração, um ciúme amargo da influência do apóstolo João na Igreja. Por isso, não o convidava nunca para pregar em “sua” Igreja, nem mesmo para visitá-la.

 

PSEUDO-LÍDER

 

1) Diótrefes Amava Exercer a Primazia - Entre eles (os da igreja e os do campo missionário). “Homem ambicioso do poder,” reza a versão francesa de Meredsons. Ama ter entre eles a primazia. Procura ter entre eles o primado. Entre eles se arvora em chefe. Mostra amor ao exercer aí o primado. Quer ser o primeiro entre eles. Esse era o gosto pessoal de Diótrefes, totalmente esquecido do ensino de Jesus: "... quem quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos." (Mc 10.44). Jamais pagara qualquer preço pelo estabelecimento e crescimento da Igreja e da Obra em geral. Não havia mostras claras de frutos de vidas ganhas por ele. Locupletava-se com o trabalho fundado por outros. Escondia-se atrás do discurso sobre “justiça social,” esquecendo do “Reino de Deus e Sua justiça” promovia a justiça própria!

 

2) Diótrefes Servia-se a Si Mesmo - E aos de sua própria família, embora fingindo estar a serviço de todos, tramava a tomada do poder para o exercício da primazia. Quanto podia e até quando não podia, usava, com admirável habilidade, a influência dos outros para alcançar os seus fins de supremacia. Era o tipo acabado do demagogo atual. Só cria em si mesmo. Só pensava em si mesmo. Só cuidava dos seus próprios interesses. Não comparecia a reunião alguma dirigida pelos outros. E quando comparecia, fazia questão de demonstrar descaso e frieza com a liderança dos colegas. Não cooperava com trabalho algum da iniciativa dos outros. Desencorajava qualquer empresa boa em favor do Evangelho, em que não fosse ele a pessoa mais importante. Queria estar sempre em evidência. Queria ser louvado. Era do tipo que ama o sensacionalismo, que se louva a si mesmo, que alardeia os seus feitos ou instrui a alguns para alardeá-los. Vivia num permanente clima de encenação. Se vivesse na época pós moderna, amaria ver sempre sua fotografia reproduzida a propósito ou sem propósito nos jornais. Sua mãe não tivera mesmo a ambição de vê-lo criado e alimentado por Zeus? Seu gosto era este: o de ser o primeiro em tudo. E que todos estivessem a seu serviço, a sua disposição. Saberia manejá-los e tirar partido da pureza, ingenuidade e da simplicidade dos irmãos em Cristo, tudo isto a seu bel prazer e egoísmo, longe do ensinamento de Jesus.

 

3) Diótrefes Não Acolhia Nem Mesmo a João - Um autêntico Apóstolo de Jesus. Os irmãos na Igreja gostavam de João como “Pai Espiritual”. Queriam ouví-lo pregar. Queriam beber dos seus ensinos. Diótrefes, porém, mordia-se de raiva e de ciúme, face à influência crística do apóstolo. Proferia contra este nos bastidores "palavras maliciosas", malignas, ferinas, injustas. Não reconhecia a autoridade e cobertura Apostólica de João. Tentava destruir o prestígio merecido do venerável presbítero. Jamais suportaria que alguém fosse mais importante do que ele. O Apóstolo João, entretanto, não o temia. Iria brevemente àquela igreja e lembraria a Diótrefes perante a igreja, as suas obras e as suas palavras. Denunciaria a sua prepotência, o seu abusivo domínio e espírito de engano. Pois Diótrefes só, não acolhia os emissários de João, como até encontrava meios e argumentos para impedir que os irmãos os não hospedassem. E quando não conseguia seu intento, expulsava os irmãos da igreja. Seu procedimento era maligno e reprovável diante de Deus.

 

Fonte: https://www.avozdedeus.org.br/site/materias/conhecendo-a-biblia/217-difes-o-homem-que-lutou-contra-jo.html