ORIGEM DA "HOSPITALIDADE"

25/07/2019 16:38

 

Origem da Hospitalidade

Na Grécia antiga, berço da civilização, aproveitavam-se as festas olímpicas para oferecer hospitalidade aos estrangeiros que, muito bem recebidos, levavam os seus usos e costumes.

Nos tempos Bíblicos, o viajante, tinham seus pés lavados na casa de anfitrião, e ocupava o lugar na mesa da casa; além disso, recebia antes de partir, alguns víveres que lhe permitiam continuar o seu caminho.

Grinover (2002) relata que a palavra hospitalidade teria aparecido pela primeira vez na Europa, provavelmente no início do séc. XIII, calcada na palavra latina Hospitalis. Ela designava a hospedagem gratuita e a atitude caridosa oferecidas aos indigentes e dos viajantes acolhidos nos conventos, hospícios e hospitais. O termo hospitalidade se refere à qualidade de um individuo ou local ser hospitaleiro, ao ato de hospedar, considerando sempre o ponto de vista do hóspede. Todavia, o ato de hospedar e ser hospitaleiro são muito mais complexos que simplesmente receber o visitante; consiste na união, ou melhor, na aproximação de culturas, costumes e pessoas diferentes. Trata-se de uma relação de troca de valores entre o visitado e visitante. 

 

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

Você será direcionado ao PORTAL EDUCAÇÃO