LEITURAS DIÁRIAS - PG. 34 - RED

25/11/2013 19:59

Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

Segunda-feira

Isaías 69.9-22 e Mateus 20.16

 

*  Obs: a referência de Isaías não está correta

 

16 

Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos].

 

Terça-feira

Romanos 8.28-39

 

28 

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

 29 

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

 30 

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

31 

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

 32 

Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

 33 

Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

 34 

Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

 35 

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

 36 

Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

 37 

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

 38 

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

 39 

nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

 

Quarta-feira

Colossenses 2.6-23

 

Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,

 7 

nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

 8 

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

 9 

porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

 10 

Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

 11 

Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,

 12 

tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

 13 

E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

 14 

tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;

 15 

e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

 16 

Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,

 17 

porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

 18 

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,

 19 

e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

 20 

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:

 21 

não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,

 22 

segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.

 23 

Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

 

Quinta-feira

Hebreus 11.8-16

 

 8 

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

 9 

Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;

 10 

porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.

 11 

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

 12 

Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.

 13 

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

 14 

Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

 15 

E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

 16 

Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

 

 

Sexta-feira

Filipenses 3.12-21

 

12 

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

 13 

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

 14 

prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 15 

Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

 16 

Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

 17 

Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.

 18 

Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.

 19 

O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

 20 

Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

 21 

o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

 

Sábado

João 15.18-27

 

18 

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

 19 

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

 20 

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

 21 

Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

 22 

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

 23 

Quem me odeia odeia também a meu Pai.

 24 

Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.

 25 

Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

 26 

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

 27 

e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

 

Domingo

2 Timóteo 3.10-17

 

10 

Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,

 11 

as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, - que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.

 12 

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

 13 

Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

 14 

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste

 15 

e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

 16 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

 17 

a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.