LEITURAS DIÁRIAS - página 43 - RED

09/12/2013 09:02

Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

Segunda-feira

Efésios 2.11-22

 

11 

Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,

 12 

naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

 13 

Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

 14 

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

 15 

aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

 16 

e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

 17 

E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;

 18 

porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.

 19 

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

 20 

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

 21 

no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

 22 

no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

 

Terça-feira

Hebreus 11.1-40

 

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

 2 

Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.

 3 

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

 4 

Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.

 5 

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.

 6 

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

 7 

Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

 8 

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

 9 

Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;

 10 

porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.

 11 

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

 12 

Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.

 13 

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

 14 

Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

 15 

E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

 16 

Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

 17 

Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,

 18 

a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;

 19 

porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

 20 

Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.

 21 

Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.

 22 

Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.

 23 

Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.

 24 

Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

 25 

preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;

 26 

porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.

 27 

Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.

 28 

Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.

 29 

Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.

 30 

Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.

31 

Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

 32 

E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,

 33 

os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,

 34 

extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

 35 

Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;

 36 

outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.

 37 

Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados

 38 

(homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

 39 

Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa,

 40 

por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

 

Quarta-feira

Romanos 13.1-14

 

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.

 2 

De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

 3 

Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,

 4 

visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.

 5 

É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.

 6 

Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço.

 7 

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

 8 

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

 9 

Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 10 

O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

 11 

E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.

 12 

Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

 13 

Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;

 14 

mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

 

Quinta-feira

Gênesis 39.1-23

 

 1 

José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.

 2 

O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

 3 

Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,

 4 

logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

 5 

E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.

 6 

Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.

 7 

Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.

 8 

Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.

 9 

Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?

 10 

Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,

 11 

sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente.

 12 

Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.

 13 

Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela,

 14 

chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz.

 15 

Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora.

 16 

Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa.

 17 

Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me;

 18 

quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora.

 19 

Tendo o senhor ouvido as palavras de sua mulher, como lhe tinha dito: Desta maneira me fez o teu servo; então, se lhe acendeu a ira.

 20 

E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão.

 21 

O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro;

 22 

o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali.

 23 

E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.

 

Sexta-feira

Jeremias 29.1-14

 

 1 

São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia,

 2 

depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias, a rainha-mãe, os oficiais, os príncipes de Judá e Jerusalém e os carpinteiros e ferreiros.

 3 

A carta foi mandada por intermédio de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia, a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e dizia:

 4 

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia:

 5 

Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto.

 6 

Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais.

 7 

Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.

 8 

Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo;

 9 

porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR.

 10 

Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.

 11 

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

 12 

Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.

 13 

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

 14 

Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.

 

Sábado

Efésios 5.21-33

 

21 

sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

 22 

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;

 23 

porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.

 24 

Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.

 25 

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

 26 

para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,

 27 

para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

 28 

Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.

 29 

Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;

 30 

porque somos membros do seu corpo.

 31 

Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.

 32 

Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

 33 

Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

 

Domingo

Gálatas 5.1-26

 

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

 2 

Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

 3 

De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.

 4 

De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.

 5 

Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.

 6 

Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

 7 

Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?

 8 

Esta persuasão não vem daquele que vos chama.

 9 

Um pouco de fermento leveda toda a massa.

 10 

Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação.

 11 

Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz.

 12 

Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.

 13 

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.

 14 

Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 15 

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.

 16 

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

 17 

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

 18 

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

 19 

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,

 20 

idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,

 21 

invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

 22 

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

 23 

mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

 24 

E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

 25 

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

 26 

Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.