COMENTÁRIO BÍBLICO - MATTEW HENRY

30/12/2013 19:17

 

COMENTÁRIO BÍBLICO - MATTEW HENRY

Ezequiel 2.1 à 3.4 (referente ao texto-base da Lição 1 - RED - página 3)

 

Introdução

 

Ezequiel foi um dos sacerdotes levados ao cativeiro caldeu com Joaquim. Todas as suas profecias foram entregues neste país, em alguma parte no norte da Babilônia. Seu principal objetivo era consolar os seus irmãos cativos. Foi ordenado a que os advertisse sobre as espantosas calamidades que sobreviriam a Judéia, particularmente aos falsos profetas e às nações vizinhas. Também, para anunciar a futura restauração de Israel e de Judá, de suas várias dispersões e de seu estado de felicidade em seus dias posteriores, sob o reinado do Messias. Há muito de Cristo neste livro, especialmente em sua conclusão.

 

Ezequiel 2

 

Versículos 1-5: É ordenado ao profeta aquilo que deve fazer.

Versículos 6-10: Ele é exortado a ser corajoso, fiel e devoto.

 

Vv. 1-5. Para que Ezequiel não se envaidecesse com a abundância de revelações, é chamado de filho do homem, criatura fraca e mortal. Como Cristo era habitualmente chamado de Filho do homem, esta também foi para Ezequiel uma distinção honrosa.

A postura de Ezequiel mostra reverência, mas levantar-se seria uma postura de maior aptidão e vontade para entrar em ação. Deus falará conosco quando estivermos prontos para fazer aquilo que Ele nos ordena. Como Ezequiel não possuia força própria, o Espírito entrou nele.

Deus, por sua graça, se agrada em realizar em nós aquilo que requer de nós. O Espírito Santo nos coloca de pé, inclinando as nossas vontades ao nosso dever. Assim, pois, quando o Senhor chama o pecador para que se desperte e atenda os interesses de sua alma, o Espírito de vida e graça traz o chamado. Ezequiel é enviado aos filhos de Israel com uma mensagem. Muitos poderiam tratar esta mensagem com desprezo, mas deveriam saber, pelo acontecimento, que um profeta lhes fora enviado. Deus será glorificado e a sua Palavra honrada, para que seja sabor de vida para a vida, ou de morte para a morte.

 

Vv. 6-10. Aqueles que desejam servir a Deus não devem temer aos homens. Os ímpios são como cardos e espinhos, mas estão preparados para a maldição, e o seu fim é serem queimados. O profeta deve ser fiel às almas daqueles para os quais foi enviado. Todos aqueles que falam da parte de Deus ao próximo, devem obedecer a sua voz. Tomar consciência do pecado e das advertências da ira deve ser motivo de lamento. Aqueles que estão familiarizados com a Palavra de Deus perceberão claramente que ela está cheia de ais para os pecadores não arrependidos; e que todas as promessas preciosas do Evangelho são para os servos crentes e arrependidos do Senhor.

 

Ezequiel 3

 

Versículos 1-11: A preparação do profeta para realizar a obra;

Versículos 12-21: O seu ofício, como o de um atalaia ou sentinela;

Versículos 22-27: A restrição e a restauração de sua fala.

 

Vv. 1-11. Ezequiel ia receber as verdades de Deus como alimento para a sua alma, ia alimentar-se delas por fé e seria fortalecido. As almas na graça podem receber essas verdades de Deus com deleite, ainda que falem de terror ao ímpio. Deve falar tudo o que Deus lhe falou, e somente isso. Como podemos expressar da melhor maneira o pensamento de Deus, do que com as suas próprias Palavras?

Se estava desiludido com o seu povo, não deveria estar ofendido. Os ninivitas foram alcançados pela pregação de Jonas, enquanto Israel não se humilhava nem se consertava.

Deixemos isto para a soberania divina, crendo que o Senhor tem juízos insondáveis. Eles não consideraram a palavra do profeta porque também não consideravam a vara de Deus, mas Deus promete fortalecer seu servo. Ele deve continuar com fervor e pregar, não importa qual seja o resultado.

 

Vv. 12-21. Esta missão fez com que os santos anjos se regozijassem. Tudo isto para convencer a Ezequiel que o Deus que o enviava tinha poder para sustentá-lo em sua obra.

Estava triste pelos pecados e misérias do seu povo, e sobressaltado pela glória da visão que tinha visto. Por mais doce que seja o retiro, a meditação e a comunhão com Deus, o servo do Senhor deve se preparar para servir a sua geração. O Senhor disse ao profeta que o havia nomeado como atalaia da casa de Israel. Se advertirmos o ímpio, a culpa pela sua destruição não nos será atribuída.

Ainda que tais passagens se refiram ao pacto nacional com Israel, são igualmente aplicáveis ao estado final de todos os homens em cada dispensação. Não devemos somente alentar e consolar aqueles que parecem ser justos, mas adverti-los também, porque muitos tem se tornado altivos e seguros, têm caído, e até morrido em seus pecados. Então, os ouvintes do Evangelho desejarão ouvir advertências e até reprovações.

 

Vv. 22-27. Podemos admitir que temos para sempre dívida com o Senhor Jesus Cristo, pela mediação feita por Ele para gozarmos o abençoado relacionamento entre Deus e o homem; o crente verdadeiro dirá: Nunca estou menos só do que quando estou sozinho. Quando o Senhor abriu os lábios de Ezequiel, ele entregaria diretamente a mensagem, exporia a vida e a morte, a benção e a maldição diante do povo, e deixaria que escolhessem.

 

 

fonte: https://www.mediafire.com/download/vy9q7z3sueshoei/COMENT%C3%81RIO+MATTEW+HENRY+COMPLETO+%3D+CONDENSSADO.pdf