COMENTÁRIO BÍBLICO - MATTEW HENRY

24/12/2013 17:10

COMENTÁRIO BÍBLICO - MATTEW HENRY

 

I Epístola de Pedro (referente ao texto-base da Lição 13 - RED - página 51)

 

I Pedro 5: 1 - 14

 

Versículos 1-4: Exortação e estímulo aos anciãos; 

Versículos 5-9: Os cristãos mais jovens devem sujeitar-se aos anciãos e ceder com paciência e humildade diante de Deus, e devem ser sóbrios, vigilantes e firmes na fé;

Versículos 10-14: Orações por seu crescimento.

 

Vv. 1-4. O apóstolo Pedro não ordena, exorta. Não reivindica poder de governo sobre todos os pastores e igrejas. A honra particular de Pedro - e de outros poucos - era ser testemunha dos sofrimentos de Cristo; porém, é privilegio de todo crente verdadeiro participar da glória que há de ser revelada. Estes pobres cristãos dispersos e sofridos eram a grei de Deus, redimida para Ele pelo grande Pastor, e vivendo em santo amor e comunhão, conforme a vontade dEle. Também são dignificados com o título de heranca de Deus, ou sacerdócio de Deus. A porção peculiar, escolhida para seu povo é desfrutar de seu favor especial e prestar-lhe um servico especial. Cristo é o Príncipe dos pastores de toda a grei e herdade de Deus. Todos os ministros fiéis receberão uma corôa de glória infinitamente melhor e mais honrosa que toda autoridade, riqueza ou prazer do mundo.

 

Vv. 5-9. A humildade preserva a paz e a ordem em todas as igrejas e sociedades cristãs; o orgulho a perturba. Quando Deus dá graca para ser humilde, dá também sabedoria, fé e santidade. Ser humilde é submeter-se a nosso Deus reconciliado, e traz mais consolo para a alma que os deleites da soberba e da ambição, em seu devido tempo; não no tempo que imaginamos, mas no tempo que Deus tem estabelecido sabiamente.

Ele espera, e você não esperara? Quantas dificuldades superará a firme confianca em sua sabedoria, poder e bondade! Então, humilhai-vos debaixo de sua potente mão.

"Lancando sobre Ele toda a vossa ansiedade", preocupações pessoais, angústias familiares, ansiedade pelo presente, preocupações pelo futuro, por vós mesmos, por outros, pela Igreja; lançai tudo sobre Deus. São cargas onerosas e costumam ser muito pecaminosas quando tem suas raízes na falta de esperanca e na incredulidade, quando torturam e distraem a mente, nos anulam para o servico e impedem que nos sintamos felizes no servico a Deus. A solução é lancar nossa solicitude sobre Deus e deixar todos os acontecimentos à disposição de sua graca e sabedoria. Crer firmemente que a vontade e os conselhos divinos são corretos, trás calma ao espirito do homem. Em verdade, o homem piedoso costuma esquecer-se disto e se angustia sem

necessidade. Remeta tudo a boa disposição de Deus. As minas de ouro de todas as consolações e bens espirituais são suas e do próprio Espírito Santo. Então, não dará o que é bom para nós, se humildemente esperarmos nEle, e lançarmos sobre a sua sabedoria e amor, a carga de prover para nós?

O plano de Satanás é devorar e destruir almas. Ele sempre está maquinando a quem perseguir para levar à ruína eterna. O nosso claro dever é ser sóbrios, isto é, governar o homem exterior e o interior com as regras da temperança. Vigiemos e suspeitemos do perigo constante deste inimigo espiritual, e evitemos, com atenção e diligência, seus desígnios. Sejamos firmes e fortes por fé. O homem não pode lutar em um lamaçal, onde não há um ponto firme para apoiar o seu pe; só a fé fornece um apoio. Ela eleva a alma ao sólido terreno da mais ousada confianca nas promessas, e ali a assegura. A consideração sobre o que outros sofrem é boa para nos animar a suportar a nossa parte em toda a aflição; de qualquer forma ou por qualquer meio que Satanás nos ataque, podemos saber que nossos irmãos tem passado pelo mesmo.

 

Vv. 10-14. Concluindo, o apóstolo ora a Deus por eles, como ao Deus de toda a graça. Aperfeiçoar diz respeito ao seu progresso até a perfeição.

Confirmar refere-se a cura de nossa inconstância e leviandade natural. Fortalecer tem a ver com o crescimento das virtudes, especialmente daquelas em que somos mais fracos e nas que temos maiores dificuldades. Fortificar significa firmar-se sobre um fundamento firme, e pode referir-se aquEle que é o fundamento e a força do crente. O poder destas doutrinas no coração e os seus frutos na vida, mostram quem são os participantes da graça de Deus. A conservação e o crescimento no amor cristão e no afeto mútuo não é questão de uma saudação vazia, mas a marca e o sinal de Jesus sobre os seus seguidores. Outros podem ter uma falsa paz por um tempo, e os malvados podem desejá-la para si mesmos e para seus semelhantes, mas a destes é uma esperanca vã, e não chegará a nada. Em Cristo encontra-se uma paz sólida, a qual flui dEle.

 

fonte: https://www.mediafire.com/download/vy9q7z3sueshoei/COMENT%C3%81RIO+MATTEW+HENRY+COMPLETO+%3D+CONDENSSADO.pdf