ARTIGO --> ATITUDES QUE COOPERAM COM DEUS NA NOSSA RESTAURAÇÃO (Pr Elton Melo)

03/10/2019 14:15

 

Todos nós passamos por perdas e decepções – podemos definir os termos na seguinte forma: 

Perdas: todo e qualquer dano, seja emocional, físico, espiritual ou material. 

Decepções: todo desapontamento ou desilusão causada por mim mesmo, pelos outros ou pelas circunstâncias.  

Algumas verdades acerca de perdas e decepções: 

  1. Não é possível prevê-las com 100% de precisão;
  2. Não há como evitá-las e todos estão sujeitos a enfrentá-las;
  3. Elas mudam nossos paradigmas; (forma de pensar)
  4. Afetam nossa cosmovisão; (forma de enxergar o mundo)
  5. Nossa reação define seus efeitos (resultados).

Deus restaura os danos causados por nossas perdas e decepções, mas nós precisamos decidir se aceitamos o tratamento divino ou prosseguimos concentrados em nossas dores. 

O texto de hoje, nos mostra como Deus abre a porta para restaurar o que foi perdido. Abra a sua Bíblia em Atos 16.16-26; Deixe Deus abrir esta porta de restauração em sua vida. Que atitudes cooperarão com Deus neste processo?

 

1 – Tenha consciência de quem você é e da sua missão.

  1. Tem pessoas que em algum nível ou em alguma situação da vida, sofreram vexames e humilhações, pelas mais diversas situações.
  2. Todos nós sofremos, só que a diferença é que, Paulo e Silas são humilhados, passam por um vexame, e eles poderiam dizer: “Acabou o nosso ministério aqui.
  3. Ainda que alguma situação contrária aconteça na tua vida, e pode parecer que Deus não fez nada, pode se preparar.
  4. Porque aquilo que Ele fará no final, será muito maior e melhor do que aquilo que te aconteceu de vergonha, humilhação e decepção.
  5. Você não vê Paulo e Silas murmurando. Por quê? Eles tinham consciência de quem eram.
  6. As portas da restauração não se abrirão na tua vida, até que você tenha consciência de quem você é.
  7. Paulo e Silas tinham consciência da sua identidade e do seu propósito.

2- Troque a sua justiça própria pela justiça do Reino de Deus.

  1. Justiça própria não é do reino de Deus. Muitos de nós talvez, se estivéssemos no lugar de Paulo e Silas diríamos: “O que eu fiz para merecer isso?
  2. Quando a nossa alma nos leva a esses pensamentos, você será levado a uma crise, e essa crise, vai determinar na sua vida: “Eu não quero mais saber de chamado, eu não quero mais saber de unção de reino de Deus. Para mim chega! ”
  3. Mas lembre-se: no fracasso, ainda haverá uma porta de restauração para você. Porque Deus não nos avalia com emoções e sentimentos como nós nos avaliamos.
  4. Se você quer que as portas da restauração se abram para você, entenda que mesmo quando algo que deveria dar certo, der errado, não se esqueça de quem enviou você, de quem está no controle, tem algo muito poderoso e sobrenatural preparado para você.
  5. Quem enviou você, sabe do que você não sabe.
  6. A nossa justiça é um negócio tão maligno, que a gente até acaba se esquecendo do que está escrito na Palavra, e passa a julgar os outros. Deus não matou o juiz e a escrava.
  7. O negócio de Deus não é com quem feriu você, mas é com você, que é filho.
  8. É com você, que está debaixo de um propósito, de uma promessa. É com você, com quem ele tem uma aliança, não perca isso. Porque se não, você vai se ocupar, não só dos sentimentos, mas das pessoas.
  9. Muitos perdem a oportunidade de ver as portas da restauração abertas, porque ao invés delas enxergarem o propósito de Deus na situação, elas estão enxergando as pessoas que o diabo usou para ofendê-las, para magoá-las e maltratá-las.
  10. Você quer ser honrado? Seu problema não é seu marido e também não é a sua esposa, seu problema é o seu coração.
  11. O que para mim e para você é fracasso, é decepção, para Deus é uma porta de uma grande vitória, para você crescer, para aumentar a intimidade, uma fé mais operante.
  12. Eles apanharam, mas não se deixaram nutrir por nenhum sentimento de vingança, de raiva.
  13. Se você quer restauração, você vai ter que abrir mão da sua justiça, mesmo que ache que está certo!

3 - Eles sabiam que Deus nunca abandona seus filhos.

  1. Se o seu problema, para você, é um desespero, para Deus é uma oportunidade. Porque Deus sempre está vendo uma oportunidade de trabalhar na minha e na sua vida.
  2. Para nós, “não abandonar”, é proteger o tempo todo e não permitir que nada dê errado. Aprenda isso: Até quando alguma coisa der errado, você continua debaixo da mão de Deus.
  3. Por quê? Porque o final é sempre melhor do que o começo. Quem foi que abriu a porta para Paulo e Silas ir embora? O terremoto? Não.
  4. Há um sinal na tua vida maior que qualquer político, chefe, autoridade: é a marca do sangue do cordeiro que diz: “Esse é meu filho amado”. Ele é o Senhor que te levanta e honra. Ele não te abandonou, e jamais te abandonará. 

4 – A sua adoração determina o seu nível de fé.

  1. O compromisso, a aliança de Deus com você, é maior que a vergonha, o vexame e a humilhação que você sofreu.
  2. Quando algo errado acontece, Deus espera sua reação. Eles foram presos, Deus não interviu, foram açoitados, Deus não interviu, foram arrastados pelas ruas e até pelas praças, Deus não interviu.
  3. Mas quando eles começaram a adorar, a buscar, Deus pensou: “O compromisso que eles têm comigo é maior do que está acontecendo.” Com isso, Deus não pôde mais ficar em silêncio.
  4. Eles adoraram a Deus porque a adoração, também determina o nível da sua confiança, e em que mãos você está.
  5. Não alimente os demônios com a tua dor, com o teu sentimento de abandono.
  6. Levanta-se e diga: Deus é fiel. Mostra para Ele o teu compromisso. Paulo e Silas manifestaram isso pra Deus. 

CONCLUSÃO – 

O nosso compromisso não é com aquilo que nos fizeram, mas é com Deus. Por isso, perto da meia noite, eles estão orando e adorando. Vá para o lugar onde a presença de Deus vai animar você. O Senhor é o teu Deus. Eles estão cantando:

“As portas vão se abrir, A tempestade vai passar, A vitória vai surgir, A tua benção vai chegar

Fui eu quem te escolhi, E nunca vou te abandonar, E nas minhas mãos você vai descansar

Aquele que chama e envia, também é aquele que cuida. Deus não cuida de você só quando te abençoa. Ele cuida de você também quando as coisas dão errado.

Quando o vaso está sendo feito, o barro precisa estar sem bolhas de ar. Ele está tirando o ar da massa para que o vaso, quando for para o fogo, não rache. Quem quer ser vaso para desonra? Vaso para honra, é vaso que tem um valor inestimável.  O valor de um vaso não é demonstrado por aquilo que ele é por fora, mas por aquilo que ele contém. A maneira como você vai se comportar nessa situação, vai ser determinante para alguns crescerem, para alguns se fortalecerem, se firmarem, para alguns darem testemunho de fé, como aconteceu com o carcereiro. Tem gente que vai se converter só porque você foi humilhado e passou por vexame.  

Talvez para você, é tempo perdido, mas amanhã, seus filhos e seus netos vão reconhecer que no seu teu tempo de humilhação e vergonha, você manifestou sua fé inabalável. Amanhã teus filhos vão dizer: “Olha, eu vou servir o Deus do meu pai”. Por causa da tua humilhação, tem gente que vai ser abençoada, vai se converter, vai ter a vida mudada. Aquele carcereiro teve a vida mudada só por causa de Paulo e Silas. Portanto, fica firme! Porque todas essas atitudes de Paulo e Silas, vão abrir as portas da restauração na sua vida. Deus é fiel. A cura é precedida por uma firme decisão interior. As perdas e decepções somente o controlarão enquanto você permitir!  Quando permitimos que Deus trate das nossas feridas, Ele mesmo garante nosso futuro. Escolha hoje mesmo confiar suas dores ao Senhor entregando a Ele o controle de sua vida.  Dê os passos que aprendemos com Paulo e Silas, e Ele o restaurará da mesma maneira. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente”. (Hebreus 13.8).

 

FONTE:

https://alcancevitoria.com.br/lista/message/restaurar/read