TAREFA DA LIÇÃO 12

19/06/2012 22:32

 

DATA DE ENTREGA: 24/06/12, próximo domingo, na Escola Dominical.

A TAREFA DESTA SEMANA ESTÁ BASEADA EM UM TRECHO EXTRAÍDO DO SEGUINTE LIVRO:

 

A REVOLUÇÃO NO VOLUNTARIADO

Autor: Bill Hybells  //  Editora: Mundo Cristão

Comentário do livro: Há muito tempo, bem antes das ONGs, um grupo maravilhou seus contemporâneos aos dedicar-se com devoção ao cuidado com as pessoas à sua volta. Num ambiente de conturbação política e social, centenas de religiosos para quem todos torciam o nariz – a ponto de lhes dar o apelido de “cristãos” – começavam uma revolução baseada num principio que poucos podiam compreender: servir sem esperar nenhuma retribuição, apenas por amor ao próximo. Este livro  mostra o potencial que os cristãos possuem e os desafia a colocar sua disposição e suas habilidades a serviço do Reino, assumindo seu papel histórico de resgate da dignidade humana.

 

TAREFA:

1) Leia o texto abaixo, extraído do livro.

2) Escreva (ou digite) , com suas próprias palavras, as idéias que o autor está passando em cada um dos 2 subtítulos.

3) No final do seu trabalho, responda a seguinte pergunta: COMO POSSO TRABALHAR NA EQUIPE DE DEUS?

4) E lembre-se:  a escola dominical é a melhor escola do mundo. Portanto, vamos caprichar.

Bom trabalho!!!

 

.....................................................................................................

 

EM UMA MISSÃO

Quando o autor do livro de Eclesiastes decidiu determinar seu propósito de vida, começou acumulando uma grande quantia de dinheiro e acabou descobrindo que isso não proporcionava o sentido que ele esperava. Então buscou poder, conseguiu-o e descobriu que isso também não o satisfazia. Em seguida, veio uma escandalosa busca por prazer. Depois por fama e notoriedade. Finalmente, quando todos seus esforços chegaram ao fim, ele disse suas famosas palavras: “Vaidade, vaidade, tudo é vaidade”. Ou, como diz outra tradução: “Tudo isso é como correr atrás do vento”. 
    Não fomos criados para correr atrás do vento. Fomos criados para nos unir a Deus em uma missão. Algumas pessoas pensam em Deus como alguém que está à toa em algum lugar, além das extremidades do universo, ouvindo uma música de adoração realmente boa. A Bíblia vê isso de um modo muito diferente. Ela ensina que Deus está agindo 24 horas por dia, por todo o mundo, enchendo seus seguidores de graça, misericórdia e poder para que reivindiquem, redimam e consertem este planeta falido.
    É como se Deus estivesse de luvas para trabalhar. E ele nos chama para arregaçar as mangas e nos juntarmos a ele com nossos talentos, nosso dinheiro, nosso tempo e nossa paixão. Ele deseja que sua missão seja a nossa. 
    — Se você estiver correndo atrás do vento — ele nos diz
    —, poderá continuar a fazê-lo ou juntar-se a mim.     Juntos, transformaremos este planeta aflito.
    Como seria encostar a cabeça no travesseiro à noite e dizer: “Sabe o que fiz hoje? Trabalhei em equipe com Deus para mudar o mundo.”
    O desejo de ser um agente de mudança do mundo está plantado no coração de todo ser humano, e esse desejo vem diretamente do coração de Deus. Podemos sufocá-lo com o egoísmo, silenciá-lo com a conversa fiada de que não podem deixar de ser competitivos ou deixá-lo para trás na rápida trilha que leva à realização pessoal. Mas ele ainda está lá. Toda vez que nos perguntamos se a vida se resume ao trabalho maçante que fazemos todos os dias das oito da manhã às cinco da tarde ou nossas constantes tarefas como pais, esse desejo divino se manifesta em nós. Toda vez que ficamos impacientes e insatisfeitos, o desejo sussurra em nossa alma. Toda vez que nos perguntamos como seria uma vida de verdadeiro propósito, o desejo nos chama para algo mais.

 

UM MUNDO TRANSFORMADO

Jesus deixou muito claro qual era a idéia de Deus de um mundo transformado, primeiro, dentro da comunidade de cristãos conhecida como Igreja, e depois, quando os valores dessa comunidade se espalham pelo mundo:
    Quando ele disse que deveríamos amar ao Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, alma, mente e força, e ao nosso próximo como a nós mesmos, ele nos chamava para trocar uma religião ritualizada por um relacionamento de genuíno amor com Deus e oferecer aos outros o mesmo tipo de atenção, honra e compaixão que damos a nós mesmos.
    Quando Jesus enfatizou seus ensinos sobre a preocupação com os pobres, os impotentes e os oprimidos, ele descreveu um novo sistema de valores.
    Quando disse: Toma a tua cruz e segue-me, ele nos dizia explicitamente que segui-lo exige sacrifício, sofrimento e morte de algo egoísta dentro de nós.
Quando disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho, batizando em meu nome e dizendo a todos o que ouvistes de mim, ele deixava claro que sua vontade para nós inclui o chamado para a missão em escala mundial. Nosso chamado para amar o próximo como a nós mesmos inclui tanto o vizinho do outro lado do globo como aquele que mora ao lado.

    A transformação que Deus almeja muda tudo: casamentos, famílias, amizades, sistemas econômicos e políticos. Ela exalta os humildes, humilha os soberbos e atrai as pessoas independentemente de divisões raciais, sociais e culturais. Ela nos chama a viver de um modo pelo qual, como diz o pastor Rob Bell, da Mars Hill Bible Church, o amor vence — na discussão com seu cônjuge, na conversa com seu vizinho, no encontro com um estranho, na decisão que tomamos, na resposta para alguém em necessidade, na atitude para com nosso inimigo… na escolha que fazemos para servir.

.......................................................................................................