SALMOS DE CONFIANÇA

03/08/2012 17:11

 

SALMOS DE CONFIANÇA

 

Há salmos que predominantemente expressam a confiança que o salmista tem na bondade e no poder de Deus. Pelo menos nove salmos se encaixam nessa categoria de “salmos que expressam confiança” (Salmos 11; 16; 23; 27; 62; 91; 121; 125; 131). Veja o salmo 16:


Protege-me, ó Deus,
pois em ti me refugio.
Ao SENHOR declaro: “Tu és o meu Senhor;
não tenho bem nenhum além de ti”.
Quanto aos fiéis que há na terra,
eles é que são os notáveis
em quem está todo o meu prazer.
Grande será o sofrimento
dos que correm atrás de outros deuses.
Não participarei dos seus sacrifícios de sangue,
e os meus lábios nem mencionarão
os seus nomes.
SENHOR, tu és a minha porção e o meu cálice;
és tu que garantes o meu futuro.
As divisas caíram para mim
em lugares agradáveis:
Tenho uma bela herança!
Bendirei o SENHOR, que me aconselha;
na escura noite o meu coração me ensina!
Sempre tenho o SENHOR diante de mim.
Com ele à minha direita, não serei abalado.
Por isso o meu coração se alegra
e no íntimo exulto;
mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,
porque tu não me abandonarás no sepulcro,
nem permitirás que o teu santo
sofra decomposição.
Tu me farás conhecer a vereda da vida,
a alegria plena da tua presença,
eterno prazer à tua direita.

 

Esses tipos de salmos mostram a sensibilidade que o salmista tem da presença de Deus. Ele é o seu refúgio (11:1, 16:1), pastor (23:1), luz (27:1), rocha (62:2) e auxílio (121:2).

A confiança submissa que o salmista coloca no Senhor é expressado de forma singular no Salmo 131:


De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma.
Sou como uma criança
recém-amamentada por sua mãe;
a minha alma é como essa criança. (v. 2)

 

Talvez essa seja uma das maneiras mais claras de expressar o que significa confiar em Deus. Esses salmos não servem apenas como um testemunho do salmista que ele confia em Deus, mas como um exemplo do que significa ter essa confiança.

Alguns podem estar se perguntando se tal confiança é possível. O fim do Salmo 131 chama o povo de Israel para colocar a sua esperança no Senhor e isso me faz pensar que parte do exercício da fé é estarmos lembrando que Deus é digno de confiança.

Leia alguns desses salmos e deixe com que eles te mostrem as diversas maneiras que podemos expressar a nossa confiança em Deus e lembrarmos que Ele é digno.

 

Fonte: https://blog.vidanovaphilly.org/2009/02/10/salmos-de-confianca/