QUAL É A TUA MOTIVAÇÃO?

06/06/2014 11:44

 

 

Texto Bíblico: 2 Tm 1.3-7 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor, e de equilíbrio”

 

A Bíblia é, entre tantas coisas boas, um manual de vida. Não uma vida qualquer, mas uma vida abundante!

E, como um manual, ela traz inúmeros benefícios para a vida quando usada corretamente e, quando não usada ou usada incorretamente pode trazer alguns prejuízos: CUSTAR CARO (como um aparelho eletrônico que pode queimar se ligado em voltagem errada e, DESPERDÍCIO (uso de apenas algumas “funções” quando o equipamento oferece muitas).

É diante desse olhar, que gostaria de compartilhar essa palavra com vocês sobre MOTIVAÇÃO.

 

O que te impulsiona a fazer algo? O que te impulsiona a levantar da cama pela manhã? Até onde você pode suportar algo difícil? Qual a sua capacidade de resistência? Até onde você pode suportar uma provação?

 

Pois bem, a Bíblia vai ensinar que as nossas maiores batalhas são travadas em nossa mente.

Esse EU interno é que pode nos travar, porque nos leva a comportamentos individualistas, tais como: Eu já sei.. Eu já vi isso.... Eu já li isso na Bíblia.... Eu tenho dom.... Eu tenho chamado.... Eu tenho visão... etc..

Diante desse comportamento, que é um fator limitador no ser humano, a Bíblia vai dizer: “Maldito é o homem que confia no homem”, ou seja, maldito aquele que confia em si mesmo!

 

Então, as batalhas que lutamos têm como palco a nossa mente.

É aí que ganhamos ou perdemos batalhas.

E o que é a nossa mente? É o centro de nossas vontades, decisões, emoções, motivações, etc.

É justamente daí, mente/coração, que nascem as nossas MOTIVAÇÕES. É por isso que Jesus ensinou (Mt 22.37) como deveríamos adorar a Deus: “Ame ao Senhor teu Deus de todo o coração, toda a sua alma, e de todo o seu entendimento”. A Bíblia ainda diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração”....

 

Porque a Bíblia vai se preocupar tanto com a nossa MENTE/CORAÇÃO? Porque é aí que travamos as maiores batalhas e, também (e principalmente) que é na MENTE/CORAÇÃO que vai nascer a MOTIVAÇÃO para você realizar, produzir e sonhar.

Enfim, a MOTIVAÇÃO é o motor e o combustível que vai fazer você se mover e ir adiante!

 

Do que você é capaz?

Tudo vai depender da sua MOTIVAÇÃO.

 

Por exemplo, um pai medroso e pouco ativo pode se tornar um símbolo de coragem, se vir o seu filho cair dentro de uma piscina, ou ser atacado por um animal ou bandido!

Uma mãe tímida é capaz de entrar dentro de uma jaula de um leão se vir o seu filho lá dentro!

Somos capazes de fazer coisas incríveis quando estamos motivados!

Porém, essa é apenas parte da verdade.

Porque, se é verdade que a MOTIVAÇÃO é aquilo que nos leva a nos superarmos e realizarmos coisas incríveis, também é verdade que podemos ter a MOTIVAÇÃO ERRADA para fazer as coisas.

 

SEM MOTIVAÇÃO VOCÊ NÃO FAZ NADA RELEVANTE, MAS PRECISA TER A MOTIVAÇÃO CERTA, PARA PRODUZIR COISAS RELEVANTES E DURADOURAS.

 

Ter a motivação ERRADA é o mesmo que ter um CARRO que corre 200 Km/h, mas que não tem FREIOS.

Há várias situações que revelam qual é, de fato, nossa motivação!

Uma delas é: PORQUE AS PESSOAS VÃO A IGREJA?

 

Consideremos algumas situações:

 

A) Alguns vão para a igreja para GANHAR ALGO:

 

Para essas pessoas a igreja é uma espécie de CAIXINHA DE PROMESSAS. Esperam receber apenas coisas boas (para elas). Entre outras coisas buscam:

 

- Curas (físicas, emocionais) – Não há nada de errado em buscar uma cura. Isso é legítimo. A Bíblia está cheia de casos de pessoas que foram curadas e a igreja deve se um lugar de cura. O problema é que quando a motivação é apenas essa, deixamos de viver todo o propósito de Deus para nós, posto que uma enfermidade pode servir ao propósito de Deus.

É quando Deus não cura a enfermidade, mas nos cura na enfermidade!

 

- Riquezas (prosperidade) – Em princípio também não há nada errado em absorver e praticar os ensinamentos bíblicos nessa área. A Bíblia contém lições preciosas a respeito de finanças. O problema é quando isso se torna um fim e não um meio. Há verdades, sobre nós mesmo e Deus, que só aprendemos na privação e na perda, e isso também cumpre o propósito de Deus, sem falar no tempo de Deus que freqüentemente é diferente do nosso!

 

- Elogios (admiração pelos dons, qualidades) – Isso também é legítimo. As comunidades de fé precisam ser lugares onde as pessoas se encorajam, inclusive com elogios e reconhecimentos. O problema é quando nos tornamos dependentes disso, porque há coisas ruins no nosso caráter que são alimentadas pelos elogios e que só podem ser mudadas diante do anonimato ou da crítica.

 

B) Já outros vão para a igreja para NÃO PERDER ALGO

 

Para essas pessoas a igreja funciona como um lugar de AMARRAÇÃO ESPIRITUAL:

 

- não perder a saúde - “Estou indo para a igreja porque.. vai que eu fique doente”!

O problema aqui é que a frustração é certa porque somos humanos e o nosso corpo pode realmente se desequilibrar!

 

- não perder o namorado – O problema aqui é que, exposta à Palavra, o verdadeiro caráter se revela e tal pessoa pode não ser a melhor pessoa para você passar o resto de sua vida!

 

 - não perder um bom casamento – Nesse caso, a igreja pode se tornar o único motivo para estar juntos!

 

- não perder o emprego – A carreira profissional pode se tornar um deus, e Deus, um servo da carreira!

 

Qual é a tua motivação?

PRECISAMOS SABER O QUE NOS MOTIVA E, SE ESSA MOTIVAÇÃO É LEGÍTIMA E CORRETA.

 

Para saber QUAL é a tua MOTIVAÇÃO e se ela está CORRETA, reflita:

 

1. Talvez você esteja simplesmente FAZENDO A COISA ERRADA

 

- É necessário que saibamos que Deus não abençoa algumas coisas simplesmente porque elas são erradas e contrárias ao caráter de Deus!

- Deus não abençoa a PREGUIÇA; Deus não abençoa a FALTA DE EXCELÊNCIA; Deus não abençoa a FALTA DE OBEDIÊNCIA, entre outras coisas!

 

2. Você pode estar fazendo A COISA CERTA, PELOS MOTIVOS ERRADOS

 

- Esse tem sido um problema muito comum na vida de muita gente!

- Uma motivação legítima, leva em conta o TEMPO DE DEUS, que, freqüentemente, é diferente do nosso!

- Quando alguém atua baseado em MOTIVOS EQUIVOCADOS, atrai aflição sobre si!

- Sansão – achou que Deus ia salvá-lo sempre porque se tornou um HEROI. Ele estava fazendo a coisa certa – lutar contra os filisteus – mas, pelo motivo errado: atrair elogios e glória para si!

- Saul – pensou que Deus aceitaria qualquer comportamento dele, apenas porque era REI .

 

3. FAÇA A COISA CERTA, PELOS MOTIVOS CERTOS

 

- A RAZÃO pela qual você FAZ ALGO, determina a QUALIDADE daquilo que você faz.

- Se a tua motivação for apenas “ser beneficiado” na relação com Deus e com os irmãos, você só se empenhará em fazer bem as coisas que te beneficiem individualmente. O outro nome disso é EGOÍSMO!

- Quando se trata de vida cristã e relacionamento com Deus, os motivos certos são mais importantes do que tomar as decisões certas, “porque Deus não vê como vê o homem; Ele conhece as motivações do coração”

 

- Deus escolhe pessoas baseado em sua disponibilidade e não em sua habilidade.

- Deus escolhe pessoas baseado na disposição que elas tem para andar em obediência diante dEle e não pela experiência ou conhecimento delas.

 

- José do Egito – embora ele tivesse outras motivações legítimas, sua maior motivação era não pecar contra DEUS, porque teve discernimento que tudo decorre da fidelidade a Deus!

 

- Davi – Embora viver no palácio, casar-se com a filha do Rei e ter isenção de impostos fosse uma motivação legítima, sua maior motivação em derrotar o gigante Golias era para que todo o mundo soubesse que HAVIA UM DEUS EM ISRAEL.

 

- Jesus – Diante da agonia e sofrimento da cruz, embora pedisse ao Pai para que “se possível, passe de mim esse cálice”, submeteu-se à vontade de Deus, porque sua motivação maior era SALVAR A HUMANIDADE!

 

CONCLUSÃO:

Tudo o que fazemos depende de MOTIVAÇÃO. Sem ela nos falta o combustível para a vida.

No entanto, isso não é tudo. Precisamos não apenas fazer a coisa certa, mas ter a motivação certa para fazer as coisas.

Por isso a Palavra de Deus alerta: Você pode simplesmente estar fazendo a coisa errada, ou até fazendo a coisa certa, pelos motivos errados.

Os discípulos de Jesus são chamados a FAZER A COISA CERTA – tudo o que nos leva a cumprir o propósito de Deus para nossas vidas, pelo MOTIVO CERTO – trazer Glória a Deus em todos os atos da vida!

 

OBJETIVOS DO ESTUDO:

- Mostrar que tudo que fazemos depende de Motivação. Mas isso não é tudo.

Há outras coisas a considerar.

- Mostrar que simplesmente podemos estar fazendo a COISA ERRADA.

Isso impede as bênçãos de Deus!

- Mostrar que podemos estar fazendo a COISA CERTA PELOS MOTIVOS ERRADOS.

Isso traz aflição!

- Mostrar que o conselho bíblico para uma vida plena é: FAÇA A COISA CERTA PELO MOTIVO CERTO!

 

QUESTÕES

1. Comente a analogia entre a nossa vida e a Bíblia e um equipamento e seu manual de instruções.

2. Quanto a coisas erradas que fazemos, comente: “Deus não abençoa coisas contrárias ao seu caráter”

3. Comente: “Mesmo fazendo a coisa certa, se as nossas motivações forem erradas, isso alimentará o Egoísmo”.

 

Emanuel Florêncio

 

Fonte: https://comunidadehatus.org/