PERSONAGEM DA SEMANA => T I M Ó T E O

09/06/2015 20:36

 

TIMÓTEO

 

Este post está um pouco adiantado, pois ainda não começamos a leitura do Novo Testamento em nossa leitura bíblica anual cronológica, contudo não quero ficar guardando este estudo até o final do ano, bem por que, vai que Jesus volta até lá?! Então não iria adiantar nada ter isso guardado para mim, logo, vamos COMPARTILHAR A VERDADE sobre Timóteo:

1. Nacionalidade: 

Nasceu em Listra (At 16:1), uma cidade Licaônia, região da província da Galácia.

 

2. Filiação: 

Mãe judia, pai grego (At 16:1), mãe Eunice e avó Lóide (2Tm 1:5).

 

3. Um pouco sobre a sua história:

- Converteu-se a partir do ministério de Paulo e Barnabé quando estes estavam em sua primeira viagem missionária, provavelmente no evento da cura de um coxo em Listra (At 14:8-20), mais especificamente a partir do ministério de Paulo (1Co 4:17; 1Tm 1:2; 2Tm 1:2) [48 d.C.];

- Passado alguns anos, após o final da primeira viagem missionária de Paulo, ele separa-se de Barnabé e chama Silas para acompanhá-lo em sua segunda viagem (At 5: 39-40) [Abril 50 d.C.];

- Eles inicialmente vão para Tarso (cidade natal de Paulo – ele gostava da comida da mamãe) e após isso, passam por Listra, cidade de Timóteo;

- Lá eles encontram Timóteo, e os irmãos de Listra e Icônio davam um bom testemunho dele (At 16:2);

- Paulo o chama para ir a sua viagem e por causa dos judeus daqueles lugares Paulo o circuncidou (16:3);

- Talvez, antes de ter partido para a viagem, Timóteo foi “ordenado” pelos presbíteros de Listra (1Tm 4:14; II Tm 1:6);


- Timóteo foi um dos amigos íntimos de Paulo e foi mencionado nas cartas Paulinas diversas vezes:
..... Roma (Rm 16:21),
..... Corinto (1Co 4:17; 2Co 1:1),
..... Filipos (Fl 1:1),
..... Colosso (Cl 1:1),
..... Tessalônica (1Ts 1:1; 2Ts 1:1),
..... Filemom (Fm 1);


- Acompanhou Paulo e Silas por: Trôade (At 16:8), Neápolis (At 16:11), Tessalônica (At 17:1), Beréia (At 17: 10). Em Beréia [fev. 51 d.C.] Timóteo fica com Silas, provavelmente pregando a palavra (At 17:13-14) até que Paulo os mande encontrá-lo em Atenas (At 17:14-15);
- Em seguida Paulo manda Timóteo de volta para Tessalônica (1Ts 3:1-2) [Nov. 51 d.C.];
- Timóteo e Silas encontram-se com Paulo provavelmente em Corinto (At 18:5, 1Ts 3:6.) [Abril 51 d.C.];
- Timóteo estava com Paulo em Corinto quando foram escritas as cartas aos cristãos de Tessalônica (1Ts 1:1, 2Ts 1:1) [Abril 51 d.C.];
- Esteve com Paulo em Éfeso (At 19:1-17; 26:19; 18:19, 21,24) [Outono 53 d.C.];
- De Éfeso, Paulo manda Timóteo para Corinto (1Co 4:17) [primavera 56 d.C.];
- Reencontram-se na Macedônia (At 19:22) e fica com Paulo durante a escrita de 2 Coríntios (2Co 1:1) [outono 56 d.C.];
- Acompanha Paulo na partida para Jerusalém (At 20:4) [Abril 57 d.C.];
- Não nos é sabido se eles estiveram juntos durante todo o percurso, mas certamente eles se encontraram em Roma, porém Paulo estava preso (Cl 1:1, Fm 1) [outono 61 d.C.];
- Timóteo é enviado a Filipos (Fp 2:19-23) [Março 62 d.C.];
- Encontra-se com Paulo em Éfeso, e fica por lá como representante de Paulo (1Tm 1:3) [primavera/ outono 62 d.C.];
- É chamado (De Éfeso?) às pressas para ir a Roma (2Tm 4:9) [Início 68 d.C.];
- Não é sabido se chegou a Roma antes da morte de Paulo que ocorreu em 67 ou 68 d.C.;
- Timóteo foi preso, não se sabe quando, porém é nos dito que fora solto (Hb 13:23) [68-69?];
- Não tinha uma saúde muito boa (1Tm 5:23)
- Diz a tradição, que após a morte de Paulo, o trabalho de Timóteo fora cuidar da igreja em Éfeso, que ele fora martirizado quando Nerva ou Dominiciano eram imperadores. Sendo assim, ele teria sido cooperador do apóstolo João.

Dessa história toda, podemos tirar várias conclusões e aplicações práticas para nossas vidas. Gostaria de salientar agora pelo menos cinco:

 

1. Timóteo tinha uma família que ensinava a palavra de Deus


Lemos no relato bíblico da segunda carta de Paulo a Timóteo no capítulo 1 versículo 5: Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
A fé que é um dom de Deus, dada e outorgada por Ele (Ef 2:8), habitou primeiramente em Lóide, avó de Timóteo e depois em sua mãe Eunice. Certamente, a “ala feminina” da estirpe de Timóteo o instruiu no caminho em que ele deveria andar, como vemos em Provérbios 22:6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (RA), este versículo (como todos os outros de provérbios) não é uma promessa, e sim um princípio, uma recomendação que geralmente ocorre, e Eunice e Lóide viram isso se concretizar.
Com isso podemos aprender que vale a pena instruir a criança no caminho em que ela deve andar, a saber, o caminho de Deus.

Recentemente vi uma pesquisa que mostrava sobre a “síndrome da terceira geração”, ela revelava que famílias cristãs tinham seus avós firmados na fé, filhos “mais ou menos” (se é que existe o cristão mais ou menos) firmes e netos totalmente desprendidos, longe e afastados de Deus. Isso é uma verdade, infelizmente posso ver isso em minha própria família, apesar de não ser o cristão da terceira geração (se não me engano, sou quinta geração) vejo alguns tios distantes de Deus e primos totalmente afastados dEle. Isso me deixa triste, contudo sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8: 28), e podemos aprender com a vida de Timóteo que vale a pena ensinar a palavra de Deus a nossas gerações vindouras e porque não a nossos familiares mais velhos? Timóteo tinha um pai grego (At 16:1), e certamente ele deve ter ouvido o evangelho, as boas novas de Deus por Timóteo!

Sejamos cristãos que ensinem e preguem a palavra do nosso Deus para nossas famílias!


2. Timóteo dava um bom testemunho em sua vida


O bom testemunho de Timóteo é relatado em Atos 16:2 Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Deus interveio na vida de Timóteo e ele realmente se converteu e Jesus era o Senhor e Salvador de sua vida, pois ele dava um bom testemunho da fé cristã. Era evidente em suas ações, gestos, palavras e obras a presença do Espírito Santo. Quando Deus se torna conhecido em nossas vidas, há em nós uma mudança de vida, coisas antigas que fazíamos deixamos de fazer, e novas coisas começamos a fazer. Isso foi o que aconteceu com Timóteo! Tendo Timóteo, Jesus como Senhor e Salvador, sua vida mudou e isso era manifesto, pois as pessoas davam bom testemunho dele!

Assim devemos ser! Devemos ser cristãos que fazem a diferença, que não se amoldam ao mundo, aos prazeres da carne. Contudo, não devemos fazer isso para que as pessoas vejam “quanto somos bonzinhos e diferentes”, mas sim para a glória de Deus (1Co 10:31).

Sejamos cristãos que dão um bom testemunho em nossas vidas!


3. Timóteo não se prendia em tradições humanas


Lemos em At 16:3 Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Desde Abraão, era costume judaico circuncidar a criança do sexo masculino ao oitavo dia, como sinal um sinal da aliança de Deus feita com Abraão (Gn 17:10-12). Portanto para o judeu, era de extrema importância a circuncisão.
Paulo iria passar em sua segunda viagem missionária por terras habitadas por judeus, então por esse motivo, ele circuncida Timóteo, para que não houvesse uma barreira cultural entre ele e os judeus que iriam ouvir o evangelho. Para o grego ou qualquer outra pessoa que estivesse sob a cultura helenizada da época, a tradição não era a circuncisão, o normal era ser assim como Timóteo era: não circuncidado.

O que podemos aprender com esse fato? Aprendemos que Timóteo não se prendia em tradições! Ele não estava preocupado com a circuncisão ou com a não circuncisão, sua preocupação era com o reino! Timóteo não estava preocupado com as coisas terrenas e passageiras, sua preocupação era com as coisas do alto e eternas (Cl 3:1, 2)!
Ouvi uma vez de um pastor amigo meu uma história verídica, em que dois homens tatuaram seu corpo inteiro para poder se infiltrar em uma determinada máfia (que somente aceitava homens desse jeito) para poder ali pregar o evangelho! Eles não tatuaram seu corpo por vaidade, mas sim para propagação do evangelho e para glória de Deus!
Assim devemos ser nós também! Dispostos a abrir mão de tradições impostas por homens a favor de propagar o evangelho do nosso Deus! Já dizia Pedro e os demais apóstolos: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5:29) (RA).

Sejamos cristãos que não se prendem em tradições humanas!

 

4. Timóteo era submisso


Diversas vezes no relato bíblico da história de Timóteo vemos que Paulo o chama para algum lugar, ou Paulo o leva para algum lugar. Isso podemos ler em:
At 17: 14 e 15 14Imediatamente os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Beréia. 15 Os homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.

1Ts 3:1,2 Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé.

1Co 4:17 Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

 

Fp 2:19 e 23 19 Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.23 Portanto, é ele[Timóteo] quem espero enviar, tão logo me certifique da minha situação,

2Tm 4:9 Procure vir logo ao meu encontro, 

Timóteo sempre está pronto para ouvir o que Paulo tem a dizer, sempre está pronto a ir com Paulo onde quer que for, seja em Atenas ou Roma. Isso ele fazia não por ser uma pessoa que tem a síndrome do piolho, que sempre anda pela cabeça dos outros, mas por compreender que as palavras de Paulo eram o melhor para glória de Deus. O que Paulo sugeria a Timóteo não era para seu bel-prazer, satisfação, ou simplesmente porque ele gostava de viagens, ou regras. NÃO! A preocupação do líder de Timóteo, Paulo, era sempre a glória e expansão do reino de Deus, por isso ele sugeria que Timóteo fosse a determinadas cidades!
Timóteo fazia o que Paulo lhe dizia, pois sabia que as recomendações de Paulo eram recomendações provenientes de Deus, se não o fossem, certamente Timóteo não as faria! Timóteo, a exemplo dos cristãos de Béreia, cristãos os quais ele provavelmente ajudou no discipulado, recebia os ensinamentos e diretrizes de Paulo, os examinava para ver se eram verdadeiros e para a glória de Deus.

Sejamos cristãos submissos a nossos líderes, até o ponto em que eles não distorcem a palavra do nosso Deus.

5. Timóteo não estava preso a coisas materiais


Com tantas viagens feitas por Timóteo, podemos inferir que ele não estava preso a coisas ou bens materiais. Ele viajou por diversas cidades como vimos no item anterior, não se preocupou em comprar um jumentinho, mula ou talvez em ter uma tenda própria. Sua maior preocupação sempre fora a glória do nosso Deus e a propagação do evangelho.
Por vezes ficamos enraizados, lançamos nosso alicerce, confiança em bens materiais que são transitórios e não damos espaço para ouvir a vós de Deus que quer algo além disso. Deus não quer que amemos o dinheiro, como o apóstolo Paulo disse ao próprio Timóteo em 1Tm 6:10 Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.Deus quer que a semelhança de Timóteo, amemos e nos preocupemos com seres humanos que muito excedem o valor de qualquer coisa material nesta terra!

Sejamos cristãos desprendidos de bens materiais.

Lembremos portanto dessas cinco coisas:


1. Sejamos cristãos que ensinem e preguem a palavra do nosso Deus para nossas famílias!
2. Sejamos cristãos que dão um bom testemunho em nossas vidas!
3. Sejamos cristãos que não se prendem em tradições humanas!
4. Sejamos cristãos submissos a nossos líderes, até o ponto em que eles não distorcem a palavra do nosso Deus.
5. Sejamos cristãos desprendidos de bens materiais.

E tudo isso, somente e tão somente, para glória do nosso Deus!

* todas citações bíblicas foram extraídas da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional), salvo em citações específicas.

 

Fonte:

https://compartilhandoaverdade.blogspot.com.br/2009/07/vida-de-timoteo.html