PERSONAGEM DA SEMANA >> OTNIEL, O PRIMEIRO JUIZ DE ISRAEL

15/05/2020 19:15

 

Otniel foi um dos juízes de Israel. Ele era parente de Calebe e acabou casando com sua filha Acsa. Ela ganhou a mão da filha de Calebe após haver capturado Quiriate-Sefer (Josué 15:15-17; Juízes 1:11-13).

Existe uma discussão sobre o grau de parentesco entre Otniel e Calebe. Alguns acreditam que ele era seu sobrinho, e filho de Quenaz. Outros acreditam que na verdade ele era seu irmão. Neste último caso, então a frase “o irmão de Calebe, mais novo do que ele” se aplica a Otniel e não a Quenaz.

 

Deus levanta Otniel

Otniel é considerado o primeiro juiz de Israel. Após a morte de Josué, ele viu a apostasia crescer entre os israelitas. Os israelitas começaram a se casar com mulheres de povos pagãos que viviam na região de Canaã. Consequentemente, eles também começaram a adorar os falsos deuses daqueles povos.

A Bíblia diz que eles se esqueceram do Senhor, e serviram aos baalins dos cananeus e a Astarote (Juízes 3:7). Por este motivo o Senhor castigou o povo de Israel, entregando-o ao rei da Mesopotâmia, mais precisamente de Arã (Juízes 3:10).

Assim Otniel presenciou o surgimento do domínio e opressão de Cusã-Risataim sob Israel. Mas os israelitas começaram a clamar ao Senhor pedindo-lhe que Ele os livrassem daquela servidão.

Então o Senhor o levantou Otniel para libertar o povo de Israel do domínio de Cusã Risataim. Quando o Senhor o levantou como libertador de Israel, a opressão do rei da Mesopotâmia já durava oito anos. Mas o Espírito do Senhor veio sobre Otniel, e ele liderou uma revolta muito bem sucedida. Assim, os israelitas ficaram livres.

 

O juiz Otniel

A Bíblia não fornece muitas informações sobre a vida de Otniel. Com base no capítulo de 3 do livro de Juízes, Otniel parece ter sido um líder carismático que o povo apoiava. Quando se diz que ele foi o primeiro juiz de Israel, não significa apenas que ele foi libertou o seu povo da servidão estrangeira, mas que foi o primeiro a restaurar a ordem e autoridade na nação.

Sob a liderança de Otniel, o povo de Israel experimentou uma paz civil durante quarenta anos (Juízes 3:11). Alguns estudiosos acreditam que esse período de liderança de Otniel aconteceu entre aproximadamente 1375 e 1335 a.C.

Mas depois de sua morte, o povo de Israel voltou a fazer aquilo que era mau aos olhos do Senhor. Por isto Deus entregou os israelitas nas mãos de Eglom, rei dos moabitas. Eles foram oprimidos pelo regime de Eglom por dezoito anos, até que Deus levantou Eúde como juiz para libertá-los.

 

Depois de sua morte, Otniel praticamente não é mais mencionado nas Escrituras. Acredita-se apenas que ele seja o ancestral de um dos capitães do exército de Davi durante seu reinado (1 Crônicas 27:15).

 

AUTOR: DANIEL CONEGERO

 

FONTE:

https://estiloadoracao.com/quem-foi-otniel/