PERGUNTA >> QUAL É O SIGNIFICADO DE LUCAS 10,1-9?

01/02/2018 15:54

 

A passagem de Lucas tem como origem um discurso de missão. Elementos desse discurso aparecem em Marcos 6,8-11 e também em Mateus 10,7-16. Portanto o sentido essencial destes versículos é a missão dos cristãos, como eles devem comportar-se nesta tarefa.

Há vários elementos interessantes nesta passagem de Lucas. Vamos sublinhar apenas algumas.

O primeiro deles é o número 72 (ou 70). Baseados na lista de Gênesis 10 o número das nações é de 70 nomes no texto hebraico e 72 no texto grego (LXX). Portanto Jesus está dizendo que a evangelização deve abranger todos os povos. Enquanto que os apóstolos eram 12, os discípulos são 70. O 12 (veja Lucas 9,1 seguintes) tem a ver com as 12 tribos de Israel e compreendem uma ação evangelizadora limitada, mas o número 70 supõe uma ação universal.

A missão é comparada a uma “colheita” (messe). A colheita na Bíblia geralmente tem o sentido escatológico de julgamento (Isaías 63,1-3), de reunião do povo de Israel (Isaías 27,12-13). Com certeza o conceito de colheita presente em Lucas coloca suas raízes nestas concepções, mas aqui é sublinhado, de modo inovador, o papel desses 72 discípulos. Eles são vigários de Cristo, encarregados da missão.

Finalmente não poderíamos deixar de sublinhar o aspecto material da missão. O discípulo deve destinguir-se pela sobriedade, dar testemunho profético. Não deve absolutamente almejar a riqueza, mas colocar a anúncio em primeiro lugar.

 

FONTE: https://www.abiblia.org/ver.php?id=484