OS EDOMITAS MENCIONADOS EM VÁRIOS TRECHOS DA BÍBLIA

16/06/2012 23:33

 

 

 

 

Edom, não permitiu que Israel passasse por seus termos, quando esses caminhavam pelo deserto rumo a Canaã , antes foi cruel para com seus irmãos. Não podemos esquecer que:

Os descendentes de Esaú (Edom) eram parentes dos descendente de Jacó (Israel)

Números 20.14.21 – Depois, Moisés desde Cades mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio;

15 como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muitos dias; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais;

16 e clamamos ao SENHOR, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.

17 Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos.

18 Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que, porventura, eu não saia à espada ao teu encontro.

19 Então, os filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho igualado, e, se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; sem fazer alguma outra coisa, deixa-me somente passar a pé.

20 Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente e com mão forte.

21 Assim, recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; pelo que Israel se desviou dele.

OBSERVAÇÃO - Esaú (Edom) e Jacó (Israel) eram ancestrais de duas nações: dos Israelitas e dosedomitas, ou seja eram povos aparentados . Israel enviou uma mensagem fraternal aos edomitas, pedindo para passar pela estrada  principal de Edom, a fim de não danificar quaisquer campos, vinhas e poços. Entretanto os edomitas se recusaram, pois não confiavam na palavra de Israel, eles ficaram com medo que os israelitas os atacassem ou devorassem suas plantações.

MOISÉS FALA ACERCA DOS EDOMITAS

Deuteronômio 2.1-8 – Depois, viramo-nos, e caminhamos ao deserto, caminho do mar Vermelho, como o SENHOR me tinha dito, e muitos dias rodeamos a montanha de Seir.

2  Então, o SENHOR me falou, dizendo:

3  Tendes já rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.

4  E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú,(Edom) que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.

5  Não vos entremetais com eles, porque vos não darei da sua terra, nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú(Edom) tenho dado a montanha de Seir por herança.

6  Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis por dinheiro.

7  Pois o SENHOR, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou.

8  Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú,(Edom) que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do deserto de Moabe.

ALGUNS ANOS DEPOIS, O JUIZ JEFTÉ RELEMBRA AO REI DOS EDOMITAS, O QUE ELES FIZERAM COM ISRAEL.

Juízes 11.17 – E Israel enviou mensageiros ao rei dos edomitas, dizendo: Rogo-te que me deixes passar pela tua terra. Porém o rei dos edomitas não lhe deu ouvidos. Enviou Israel também ao rei dos moabitas, o qual também não quis; e, assim, Israel ficou em Cades.

Mais tarde, o rei Saul, pelejou contra alguns inimigos de Israel, e entre estes inimigos estava TAMBÉM  EDOM.

I Samuel 14.47 – Então, tomou Saul o reino sobre Israel e pelejou contra todos os seus inimigos em redor: contra Moabe, e contra os filhos de Amom, e contra Edom, e contra os reis de Zobá, e contra os filisteus; e, para onde quer que se voltava, executava castigos.

Certa ocasião, em que o rei Davi, fugia da presença do rei Saul, para Aquis, rei de Gate, um criado do rei Saul, edomita, por nome Doegue, denunciou o rei Davi:

I Samuel 21.7  Estava, porém, ali, naquele dia, um dos criados de Saul, detido perante o SENHOR; e era seu nome Doegue, edomita, o mais poderoso dos pastores de Saul.

I Samuel 22.9-10 - Então, respondeu Doegue, o edomita, que também estava com os criados de Saul, e disse: Ao filho de Jessé vi vir a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube,

10  o qual consultou por ele o SENHOR, e lhe deu mantimento, e lhe deu também a espada de Golias, o filisteu.

O REI SAUL DEU ORDEM A DOEGUE, O EDOMITA, QUE MATASSE OS SACERDOTES.

I Samuel 22.18 – Então, disse o rei a Doegue (o edomita) Vira-te tu e arremete contra os sacerdotes. Então, se virou Doegue, o edomita, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou, naquele dia, oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho.

O REI DAVI  DIZ: EU SABIA QUE O DOEGUE O EDOMITA IA FAZER ESTA DENUNCIA.

ISamuel 22.22 – Então, Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu, naquele dia, que, estando ali Doegue, o edomita, não deixaria de o denunciar a Saul; eu dei ocasião contra todas as almas da casa de teu pai.

EM OUTRA OCASIÃO O REI DAVI PELEJOU E CONQUISTOU VÁRIAS NAÇÕES VIZINHAS, E ENTRE ESTAS NAÇÕES ESTAVAM TAMBÈM OS EDOMITAS.

II Samuel 8.14 – E pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR ajudava a Davi por onde quer que ia.

A IDOLATRIA DO REI SALOMÃO E A IRA DE DEUS CONTRA ELE. ENTRE AS MULHERES IDÓLATRAS QUE O REI SALOMÃO AMOU, ESTAVAM TAMBÉM AS MULHERES EDOMITAS.

I Reis 11.1-2 – E o rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e isso além da filha de Faraó, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

2  das nações de que o SENHOR tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis a elas, e elas não entrarão a vós; de outra maneira, perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

DEUS SUSCITA ADVERSÁRIOS CONTRA O REI SALOMÃO. E ENTRE ESTES ADVERSÁRIOS ESTAVA HADADE, REI DE EDOM.

I Reis 11.14 – Levantou, pois, o SENHOR a Salomão um adversário, a Hadade, o edomita; ele era da semente do rei em Edom.

ACAZ, REI DE JUDÁ, BUSCA  O SOCORRO DOS REIS DA ASSÍRIA E NÃO O ACHA. OS EDOMITAS FERIRAM A JUDÁ

II Crônicas 28.16-17 – Naquele tempo, o rei Acaz mandou pedir aos reis da Assíria, que o ajudassem.

17 Além disso, também os edomitas vieram, e feriram a Judá, e levaram presos em cativeiro.

Após a peleja com os sírios da Mesopotâmia, quando Joabe , ao retornar, feriu doze mil edomitas no Vale do Sal, O rei Davi mencionou no Salmo 60, 8, as nações inimigas que cercavam Israel. E entre estas nações também estava Edom.

Salmos 60.8 – Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia jubilarei.

O AUTOR DO SALMO 83 FAZ UMA ORAÇÃO A DEUS E CITA VÁRIOS INIMIGOS, ENTRE ELES, TAMBÉM ESTÁ  EDOM

Salmos 83.6 – As tendas de Edom, dos ismaelitas, de Moabe, dos agarenos,

No Salmo 137.7, um exilado lamenta a amargura do cativeiro, e nesta lamentação, ele cita os filhos de Edom, que muito mal lhe causaram.

Salmos 137.7 – Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, porque diziam: Arrasai-a, arrasai-a, até aos seus alicerces.

Os edomitas eram parentes dos israelitas, pois ambas as nações descendiam de Isaque e de seu pai Abraão. Embora Israel compartilhasse a fronteira ao sul com Edom, havia ódio e amargura entre as duas nações.

O PROFETA ISAÍAS, PROFETIZA A RESPEITO DA IRA DE DEUS SOBRE VÁRIAS NAÇÕES, E ENTRE ELAS TAMBÉM ESTÁ EDOM

Isaías 34.1-6 – Chegai-vos, nações, para ouvir; e vós, povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz.

2  Porque a indignação do SENHOR está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele as destruiu totalmente, entregou-as à matança.

3  E os mortos serão arremessados, e do seu corpo subirá o mau cheiro; e com o seu sangue os montes se derreterão.

4  E todo o exército dos céus se gastará, e os céus se enrolarão como um livro, e todo o seu exército cairá como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira.

5  Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que sobre Edom descerá e sobre o povo do meu anátema, para exercer juízo.

6  A espada do SENHOR está cheia de sangue, está cheia da gordura de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra e grande matança na terra deEdom.

O PROFETA JEREMIAS FALA SOBRE O CÁLICE DA IRA DE DEUS QUE VÁRIAS NAÇÕES IRIAM BEBER, ENTRE ELAS ESTÁ  EDOM

Jeremias 25.15,21 – Porque assim me disse o SENHOR, o Deus de Israel: Toma da minha mão este copo de vinho do furor e darás a beber dele a todas as nações às quais eu te enviar.

21 E a Edom, e a Moabe, e aos filhos de Amom;

PROFECIA CONTRA OS EDOMITAS

Jeremias 49.7-10  Contra Edom. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Acaso, não há mais sabedoria em Temã? Já pereceu o conselho dos sábios? Corrompeu-se a sua sabedoria?

8  Fugi, voltai e habitai em profundezas, ó moradores de Dedã, porque eu trouxe sobre ele a ruína de Esaú,(Edom) no tempo em que o visitei.

9 Se vindimadores viessem a ti, não deixariam alguns rabiscos? Se ladrões, de noite, não te danificariam quanto julgassem suficiente?

10 Mas eu despi a Esaú, (Edom) descobri os seus esconderijos, e não se poderá esconder; é destruída a sua descendência, como também seus irmãos e seus vizinhos, e ele já não existe.

Jeremias 49.17-20,22 – Assim servirá Edom de espanto; todo aquele que passar por ele se espantará e assobiará por causa de todas as suas pragas.

18 Será como a destruição de Sodoma e Gomorra e dos seus vizinhos, diz o SENHOR; não habitará ninguém ali, nem morará nela filho de homem.

19 Eis que, como leão, subirá da enchente do Jordão contra a morada do forte; porque, num momento, o farei correr dali; e quem é o escolhido que porei sobre ela? Porque quem é semelhante a mim? E quem me emprazaria? E quem é o pastor que subsistiria perante mim?

20 Portanto, ouvi o conselho do SENHOR, que ele decretou contra Edom, e os seus desígnios, que ele intentou contra os moradores de Temã; certamente, os menores do rebanho os arrastarão; certamente, assolará as suas moradas sobre eles.

22 Eis que, como águia, subirá, e voará, e estenderá as asas sobre Bozra; e o coração dos valentes deEdom, naquele dia, será como o coração da mulher que está em suas dores.

COMENTÁRIO:

Os israelitas descendiam de Jacó, e os edomitas descendiam de seu irmão gêmeo, Esaú (Edom); deste modo, as duas nações descendiam de Isaque. Havia um constante conflito entre estas duas nações, por isso Edom se alegrou com a queda de Jerusalém (reler as citações que fiz sobre o livro do profeta Obadias). Temã, uma cidade localizada na região norte de Edom, era conhecida por seus sábios. Mas nem mesmo a sabedoria de Temã foi capaz de salvar Edom da ira de Deus.

NO LIVRO DAS LAMENTAÇÕES DO PROFETA JEREMIAS, ÊLE MENCIONA TAMBÉM A NAÇÃO EDOM

Lamentações 4.21-22 – Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice chegará também para ti; embebedar-te-ás e te descobrirás.

22 – O castigo da tua maldade está consumado, ó filha de Sião; ele nunca mais te levará para o cativeiro; ele visitará a tua maldade, ó filha de Edom, descobrirá os teus pecados.

O PROFETA EZEQUIEL PROFETIZA CONTRA EDOM

Ezequiel 25.12-14 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Pois que Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, e se fizeram culpadíssimos, quando se vingaram dela,

13 Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Também estenderei a mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã, e até Dedã cairão à espada.

14 E exercerei a minha vingança sobre Edom, pela mão do meu povo de Israel; este fará em Edom segundo a minha ira e segundo o meu furor; e os edomitas conhecerão a minha vingança, diz o Senhor JEOVÁ.

Ezequiel 32.29 – Ali está Edom, os seus reis e todos os seus príncipes, que, no seu poder, foram postos com os que foram traspassados à espada; estes jazem com os incircuncisos e com os que desceram à cova.

Ezequiel 35.15 – Como te alegraste com a herança da casa de Israel, porque foi assolada, assim te farei a ti; assolado serás, ó monte Seir, e todo o Edom, sim, todo; e saberão que eu sou o SENHOR.

Ezequiel 36.5 – Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Certamente, no fogo do meu zelo, falei contra o resto das nações e contra todo o Edom. Eles se apropriaram da minha terra, com alegria de todo o coração e com menosprezo de alma, para ser lançada à rapina.

Edom foi um inimigo mortal de Judá, apesar de terem, como já disse um ancestral comum, Isaque. Edomajudou  ativamente  a Babilônia no cerco  a Jerusalém. Como recompensa, o rei Nabucodonosor deu a essa nação as terras mais remotas de Judá. O profeta Jeremias e o profeta Ezequiel profetizaram que Edom seria julgada por ser infiel e trair os seus irmãos.

OS JUÍZOS DE DEUS SOBRE AS NAÇÕES INIMIGAS. EDOM FAZ PARTE DESTAS NAÇÕES.

Joel 3.19 – O Egito se tornará uma assolação, e Edom se fará um deserto de solidão, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente.

O PROFETA AMÓS PROFETIZA A PUNIÇÃO DE DEUS CONTRA VÁRIAS NAÇÕES. ENTRE ELAS, EDOM

Amós 1.6,9,11-12 –   Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Gaza e por quatro, não retirarei o castigo, porque levaram em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom.

9  Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Tiro e por quatro, não retirarei o castigo, porque entregaram todos os cativos a Edom e não se lembraram da aliança dos irmãos.

11 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Edom e por quatro, não retirarei o castigo, porque perseguiu a seu irmão à espada e baniu toda a misericórdia; e a sua ira despedaça eternamente, e retém a sua indignação para sempre.

12 Para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas.

Comentário – O Egito e Edom estavam entre os inimigos mais persistentes de Israel. Representam todas as nações hostis ao povo de Deus. A promessa divina de que seriam destruídos também representa uma promessa de que todo o mal do mundo um dia será destruído.

Repito, tanto Edom (Esaú) como Israel (Jacó) eram descendentes de Isaque. Edom, descendente de Esaú, e Israel, descendente de Jacó. Mas tais quais estes dois irmãos, estas duas nações sempre brigavam.Edom (Esaú) alegrava-se pelos infortúnios de Israel e, por esta razão, Deus prometeu destruir Edomcompletamente, desde Temã, até Bozra, ao norte.