LEITURAS DIÁRIAS - (pg.44 - RED)

09/09/2014 13:45

 

Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

Segunda-feira

1 Timóteo 3.1-7

 1 

Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.

 2 

É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

 3 

não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;

 4 

e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito

 5 

(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);

 6 

não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.

 7 

Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.

 

Terça-feira

Tito 1.5-9

 5 

Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

 6 

alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.

 7 

Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;

 8 

antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,

 9 

apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

 

Quarta-feira

Atos 20.17-35

17 

De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.

 18 

E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia,

 19 

servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram,

 20 

jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa,

 21 

testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].

 22 

E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá,

 23 

senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.

 24 

Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

 25 

Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto.

 26 

Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos;

 27 

porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.

 28 

Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

 29 

Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.

 30 

E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.

 31 

Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.

 32 

Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

 33 

De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes;

 34 

vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo.

 35 

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.

 

Quinta-feira

2 Timóteo 4.1-4

Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:

 2 

prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.

 3 

Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;

 4 

e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

 

Sexta-feira

2 João 9-11

Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

 10 

Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.

 11 

Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.

 

Sábado

Gálatas 6.6-10

Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.

 7 

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

 8 

Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

 9 

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

 10 

Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

 

Domingo

Jeremias 48.10

 10 

Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!