LEITURAS DIÁRIAS - página 37 - RED

26/05/2014 13:26

 

Versão: João Ferreira de Almeida Atualizada 

 

Segunda-feira

João 3.16-21

 

 16 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.   

 17 

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.   

 18 

Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.   

 19 

E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.   

 20 

Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.   

 21 

Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.   

 

Terça-feira

Romanos 5.1-8

 

 1 

Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,   

 2 

por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.   

 3 

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,   

 4 

e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;   

 5 

e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.   

 6 

Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.   

 7 

Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.   

 8 

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.   

 

Quarta-feira

Efésios 3.14-21

 

 14 

Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,   

 15 

do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,   

 16 

para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;   

 17 

que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,   

 18 

possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,   

 19 

e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.   

 20 

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,   

 21 

a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.   

 

Quinta-feira

2 Timóteo 2.8-13

 

 8 

Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho,   

 9 

pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.   

 10 

Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.   

 11 

Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos;   

 12 

se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;   

 13 

se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.  

 

Sexta-feira

Hebreus 10.19-25

 

19 

Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,   

 20 

pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,   

 21 

e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,   

 22 

cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,   

 23 

retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa;   

 24 

e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,   

 25 

não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.   

 

Sábado

Hebreus 10.26-31

 

 26 

Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,   

 27 

mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.   

 28 

Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas;   

 29 

de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?   

 30 

Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.   

 31 

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.   

 

Domingo

1 João 4.7-18

 

 7 

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.   

 8 

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.   

 9 

Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.   

 10 

Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.   

 11 

Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.   

 12 

Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.   

 13 

Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito.   

 14 

E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.   

 15 

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.   

 16 

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.   

 17 

Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.   

 18 

No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.