DIA 9 - 26/08/2014 - OS SALMISTAS (Parte 1)

25/08/2014 15:11

Nos registros bíblicos a intimidade com Deus é acentuada quando

trata-se de escritos dos salmistas, revelando comunhão, liberdade e

intimidade com o Senhor.

A partir de agora não somente leia, mas coloque-se no lugar dos salmistas.

 

 

Sl 5.3

 3 

De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

 

Sl 57.8

 8 

Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva.

 

Sl 145.2

 2 

Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.

 

 Sl 27.4

Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

 

 Sl 62.5-6

 5 

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.

 6 

Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.

 

 Sl 18.1

 1 

Eu te amo, ó SENHOR, força minha.

 

Sl 25.1

 1 

A ti, SENHOR, elevo a minha alma.

 

Sl 10.12

12 

Levanta-te, SENHOR! Ó Deus, ergue a mão! Não te esqueças dos pobres.

 

 

 

- Pela Diretoria da CIBIESP – São Paulo;

- Pelos campos missionários em SP;

- Pelas igrejas, pastores e crentes em SP.

 

Conheça a CIBIESP, clicando aqui!

 

 

 

Quem escreveu o livro de Salmos, e quando?

 

Nosso livro de Salmos é uma coleção de 150 poemas dividida em 5 livros. Várias pessoas foram usadas pelo Espírito Santo para nos revelar essa rica literatura de adoração.

A metade dos salmos foi escrita por Davi. Os títulos o identificam como autor de 73 salmos. 

Atos 4:25 e Hebreus 4:7, atribuem mais dois ao segundo rei de Israel. 

Salomão, o filho de Davi, acrescentou mais dois (72 e 127) e, Moisés, escreveu um (90). 

Vários homens que conduziam o louvor em Jerusalém (Asafe, Etã e os descendentes de Corá) escreveram 25 dos salmos. Os autores de quase um terço dos salmos não se identificam.

As datas dos salmos abrangem, pelo menos, nove séculos. 

Moisés escreveu no 15º século a.C., e alguns dos salmos foram escritos depois da volta do cativeiro (veja, por exemplo, Salmo 147:2), que aconteceu no 6º século a.C. A grande maioria vem da época do reino unido, quando a arca da aliança foi levada a Jerusalém e o templo foi construído naquela cidade.

A diversidade dos salmos traz uma riqueza especial à sua qualidade como exemplos de adoração. 

Eles tratam de toda espécie de experiência humana. Falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Refletem as emoções de homens espirituais gozando comunhão com o Criador e de pecadores, sentindo falta dele. Pedem bênçãos sobre os justos e a punição dos ímpios. 

Podemos aprender muito das diversas experiências de Davi, Asafe e outros salmistas de Israel. 

Considere alguns exemplos:

 

Quando fugia de Absalão, seu filho rebelde, Davi escreveu: “São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo....Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (3:2-5).

 

Depois de cometer adultério com Bate-Seba, Davi abriu o seu coração penitente para Deus: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (51:1-3).

 

Muitos salmos louvam as qualidades de Deus, como o Salmo 93, que fala em poucos versículos da soberana majestade, do poder, da fidelidade, da santidade e da eternidade do Senhor.

Vários salmos destacam características específicas de Deus – a sua justiça (96:13; 98:8-9), a sua santidade (99), a sua misericórdia (136), etc.

A leitura dos salmos nos impressiona com a profunda espiritualidade do louvor. Temos o privilégio, através dos salmos, de ver de perto os corações de homens que realmente exultavam na presença de Deus.

“Aleluia! Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor” (135:1).

 

– por Dennis Allan

 

https://www.estudosdabiblia.net/bd11_03.htm

 

 

Salmos de Louvor

Vencedores por Cristo

 

Salmos de louvor
Cantemos para o Senhor
Pois cada dia que passa
Ele nos dá mais amor
Salmos, salmos
Salmos de louvor,
Salmos de louvor.

Registre aqui a sua oração pela CIBIESP:

Data: 27/08/2014

De: Clayton Ferreira ( IBIVAL ) Valparaiso-GO

Assunto: Oração ( Diretoria da CIBIESP; Missionários;igrejas;pastores e crentes)

Pai!!! Elevo o meu pensamento para o alto de onde sei que virá meu socorro,tudo que tenho que receber, só receberei das TUAS mãos SENHOR!!!,por mais que eu olhe para os lados não vejo nada que posso responder os meus questionamentos, mas sei meu DEUS,que as respostas que espero só pode vem do SENHOR!!!Como é bom saber que tudo que o SENHOR tem para fazer na minha vida,virá das TUAS mãos,sempre será o melhor.Sei SENHOR que tudo que tenho não são suas bênçãos,mas sim o SENHOR,tudo que tenho nessa vida é o SENHOR!!!Por mais que ainda tenho teimado em procurar refrigério para as minhas coisas, não encontrarei longe de TI, sei que jamais conseguirei me sentir realizado fora do SENHOR,sei que por mais que eu insista em querer acreditar que conseguiria viver minha vida só, com as minhas forças , estaria perdendo um tempo valiosíssimo que TU meu SENHOR tem me proporcionado,quero DEUS poder realmente aproveitar cada minuto que tem me dado,poder de verdade colocar a minha intimidade CONTIGO em primeiro lugar.Mas como é difícil fazer isso, com tantas responsabilidade a fazer,como preciso SENHOR acreditar e ter coragem de confiar nos TEUS conselhos,que me diz que só é preciso priorizar sua presença na minha vida para eu poder contemplar o agir de suas mão de uma maneira sobrenatural,extraordinária.Sei que não tenho visto o agir do SENHOR dessa maneira, por isso peço meu SENHOR, que através do TEU ESPIRÍTO SANTO me convença que eu preciso te priorizar a cada minuto, que eu possa experimentar o inesgotável poder que me fará ser cada vez mais seu amigo.Me perdoa por ainda não me encontrar assim dessa maneira maravilhosa em TUA presença, me perdoa, por ainda não ser assim.Mas me ajuda PAI a transformar essa parte da minha vida em nome de JESUS...Também sei SENHOR, que não tenho merecimento de nada ,mas mesmo assim, abençoa meus irmão que fazem parte da CIBISP, abençoa também os Missionários dessa região,que as vidas deles façam diferença no estado de SP, que cada ação individual faça uma mudança nas mentes das pessoas que ouvirem e receberem todo o amor dos meus irmão nesse lugar.Pai!!! Transforma a cada dia os corações dos pastores nessa região, que eles realmente sejam impactados pelo TEU amor que transforma vidas, que os crentes de SP,sejam pessoas melhores a cada dia, através da transformação que sua palavra fará em vossos corações.Também peço pelos seus familiares que estejam sendo suportados pelo teu poder,que os seus filhos estejam cada dia guardados do homem mau ,em nome de JESUS......Amém

Novo comentário