BIBLIA EM ÁUDIO --> JOÃO 4

27/08/2019 11:02

 

RESUMO DO CAPÍTULO 4

 

Enquanto o capítulo 3 diz respeito, sobretudo o testemunho do Senhor a Israel, encontramos Seu testemunho aos gentios no capítulo 4. Aqui o Senhor conhece uma pessoa a partir do extremo oposto do espectro da sociedade: uma mulher que está cansada da vida. Ela está com sede. Ela tinha tido cinco maridos, e aquele que ela tinha, então, não era seu marido. Claramente, ela está cansada de buscar. Quando ela pede pela água que o Senhor pode oferecer, diz ela 'que não mais precise vir aqui tirá-la". Sua busca por satisfação nunca a tinha trazido ao cumprimento do que ela desejava. Mas o Senhor a livrou completamente de seus deveres: "A mulher deixou o seu cântaro" (versículo 28).

 

Cristo oferece satisfação, que é universalmente disponível. Ele fornece uma fonte constante de refresco para o crente, a saber, o Espírito Santo: "a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorrar para a vida eterna" (v.14). O Senhor, então, introduz o culto espiritual, deixando de lado os sistemas de adoração terrenos em Jerusalém e Samaria. A mulher diz a boa notícia para os outros que vêm a conhecê-lo como o "Salvador do mundo", e não de Israel somente (versículo 42).

 

Quando o Senhor quer mostrar a alegria e a satisfação que pode dar, o alívio disponível por meio do Espírito, e o privilégio de adorar ao Pai em espírito e em verdade", Ele escolhe as consciências atingidas. Se o capítulo 3 mostra que ninguém é suficientemente bom para fazer o bem, sem o novo nascimento, o capítulo 4 demonstra que ninguém é demasiado mau para ser trazido para desfrutar as bênçãos cristãs e privilégios do Filho de Deus veio trazer. Cristo é o Salvador do mundo (v. 42).

 

https://evangelho-de-joao.blogspot.com/2015/08/resumo-de-joao-capitulo-4.html