ARTIGO --> O PODER DE EMPREENDER (Instituto Jetro)

10/10/2019 11:20

 

O PODER DE EMPREENDER

Por Reginaldo Martins dos Santos

 

"No princípio criou Deus os céus e a terra" Gênesis 1:1

 

Dentro de cada pessoa existe a disposição para realizar... O desejo de fazer algo significativo, transformador e influenciador. E, isto poderíamos chamar de poder de empreender!
Na Bíblia, é possível perceber em Deus esta capacidade de empreendedorismo. Pois, foi Ele que fez o mundo quando nada ainda existia. E, por isso, é interessante "olhar" e perceber o perfil de Deus como um empreendedor de sucesso e aprender com Ele as lições básicas para desenvolver ou desencadear o poder de empreender que existe em cada um de nós.

Algumas características de Deus como empreendedor que devemos observar:

 

1 - Deus possui iniciativa
"No princípio..."

No começo Deus criou o mundo. Não existia nada e Ele teve a iniciativa de criar os céus e a terra. Não houve ninguém que o incentivasse ou o aconselhasse a começar. Ele começou por conta própria! Empreendedor de verdade possui iniciativa! A primeira palavra da Bíblia é o verbo começar! Indicando-nos que se desejamos realizar algo é necessário começar, ter iniciativa, iniciar. Quem não começa nunca realizará seus sonhos e projetos.

2 - Deus tem uma disposição para a inovação 
"...Criou..."

Deus não somente criou algo, mas, fez algo inovador. A palavra criar no hebraico é barah que significa "chamar a existência aquilo que não existe", ou seja, Deus criou algo novo e inovador, pois, não existia. Temos que tentar imitar a Deus neste aspecto, sair da padronização e ousar realizar coisas novas e inovadoras e fugir do ciclo repetitivo da mesmice.

3 - Deus estabelece prioridade no processo de realização 
"...os céus e a terra..."

Ele poderia ter começado pela terra, mas estabeleceu o processo de construção pelo céu. Isto nos revela o fator prioridade! Deus começa por aquilo que é mais importante ou que possui prioridade. Quando nos dispomos a fazer tudo de uma vez, não obtemos êxito. Quem faz tudo ao mesmo tempo não realiza nada!
Um empreendedor deve estabelecer suas prioridades no processo de realização, pois, senão, perceberá no fim que tudo teve um começo e nada obteve conclusão.

4 - Deus é um empreendedor organizado
"...os céus e a terra..."

Organização determina a qualidade da realização! Quem não é organizado não consegue realizar com qualidade. Organização de forma simples significa cada coisa no seu devido lugar. E, é justamente isso que Deus faz na realização de Sua obra. Ele coloca o céu no alto e a terra embaixo sem misturar. Céu é céu e terra é terra, sem um ocupar o lugar do outro.
Existem pessoas que são empreendedoras, mas são desorganizadas e, por isso, não conseguem ter sucesso no que fazem. O conceito é organizar para realizar!

A Bíblia nos ensina que quando Deus fez o homem ele disse: "...façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (Gn 1:26) e ainda declarou: "...tenha ele domínio...". O Deus que nos criou nos capacitou para sermos empreendedores de excelência. O poder de empreender está em nós e foi colocado por Deus dentro de cada coração. Por isso, o nosso destino é realizar coisas grandes que honre o Deus que nos habilitou e nos deu o poder de empreender!

 

"Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" Gênesis 1:27

...........................................

 

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

 

URL:  https://www.institutojetro.com/artigos/12/administracao-geral/838/o-poder-de-empreender

Site:  https://www.institutojetro.com

Título do artigo:  O poder de empreender

Autor:  Reginaldo Martins dos Santos