ARTIGO --> DEIXAREMOS SAUDADES? (Instituto Jetro)

16/09/2019 11:31

 

Deixaremos saudades?

Oswaldo Luiz Gomes Jacob

 

"Depois Josafá descansou com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi. E seu filho Jeorão reinou em seu lugar ... Ele tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem deixar saudades; e o sepultaram na cidade de Davi, mas não nos sepulcros dos reis" (2 Cr 21.1,20).

 

A história desse rei é muito triste. Tão triste que não deixou saudades, não deixou marcas positivas e abençoadoras. Desviou-se dos caminhos de Deus, levando o povo para a prostituição espiritual, além de ter matado seus irmãos à espada. Morreu com 40 anos e nem foi sepultado no sepulcro dos reis. À luz desta história triste, reflitamos acerca de nossa relevância neste mundo. Que tipo de influência temos exercido em nossos contextos. Será que ao morrermos as pessoas sentirão a nossa falta, sentirão saudades de nós? Somos pessoas necessárias neste mundo? Estas são perguntas muito pertinentes, considerando que vivemos num mundo narcisista, egoísta, hedonista e consumista.

Na verdade, temos vivido em função de nós mesmos, dos nossos cargos e de nossos familiares. A vida cristã se resume aos domingos e não temos prazer no testemunho do evangelho de Cristo durante a semana. Não apresentamos o evangelho por palavras e ações como nos ensinou o Senhor Jesus. Vivemos uma vida religiosa sem paixão, sem brilho e sem relevância. 

 

Deixaremos saudades?

Deixaremos porque servimos às pessoas, nos preocupávamos com elas, fazíamos o bem por toda a parte, agíamos com liberalidade, solidariedade e generosidade? Que tipo de influência exercemos na sociedade? Não é verdade que deixamos de aproveitar muitas oportunidades para abençoarmos pessoas com nossa profissão, servindo-as em nome de Cristo Jesus? Ao olharem para nós as pessoas vêem um belíssimo testemunho do evangelho da graça? Vêem em nós pessoas amorosas que perdoam os que ofendem? Poucos são os que têm prazer em ajudar, dar uma palavra de encorajamento, conversar, aconselhar, motivar, orientar, confrontar e servir em nome do Senhor. Se morrêssemos hoje, faríamos falta para as pessoas fora do nosso ambiente familiar? Somos realmente necessários na sociedade? Que tipo de impacto temos gerado em nosso contexto?

 

Negativo ou positivo?

O rei Jeorão não é o nosso modelo de líder, de pessoa comprometida com Javé. O Senhor o enfermou e ele morreu. Não deixou saudades porque não foi obediente ao Senhor. Viveu uma vida de egoísmo e irresponsabilidade. Uma vida execrável. Ele entristeceu profundamente o coração do Senhor. Há muitas pessoas como o rei Jeorão. São desobedientes, implacáveis em seus atos danosos, insensíveis, carnais e interesseiras, mesmo como membros de igreja. Pessoas que vivem para si mesmas não deixam saudades. Pessoas que buscam status, pódio, eminência, confetes, reconhecimento, fama não agradam a Deus e estão fadadas ao fracasso e ao ostracismo.

Não deixar saudades é não deixar marcas que valem a pena. Não gerar saudades é fruto de uma vida focada nas coisas desta terra e não nas coisas de cima (Cl 3.1,2). É viver centrado em si mesmo. Pessoas que prejudicam o próximo não deixam saudades. Os que falam mal da vida alheia igualmente não são saudosas, não deixam lembranças abençoadoras. Sabemos que tudo o que o homem semear isto também ceifará (Gl 6.7). A vida é de plantar e colher. Ouvir e praticar. Aprender e fazer. Quanto mais solidários menos solitários. Quanto mais generosos mais aumenta a nossa sementeira.

Se nós desejamos agradar a Deus certamente deixaremos saudades. O que Pai requer de nós é que cumpramos a missão ordenada por Seu Filho Jesus (Mt 28.18-20). Para impactar o ambiente em que vivemos, precisamos ter a fé de Abraão, a persistência de Jacó, a mansidão de Moisés, a coragem de Davi, a fidelidade e intrepidez de Elias, a humildade de Jeremias, a sensibilidade de Isaias, o espírito evangelístico de Paulo, a santidade de Estevão, a alegria de Silas, a intrepidez de Apolo, a precisão em relação às Escrituras de Áquila e Priscila, o amor de João, a generosidade de Barnabé, a integridade de João Batista e a diaconia amorosa de Jesus, que deu a Sua vida por nós na cruz, ressuscitando ao terceiro dia. Deixemos nas pessoas as marcas do Senhor Jesus para a Glória de Deus Pai.

 

URL: https://www.institutojetro.com/artigos/5/lideranca-pastoral/381/deixaremos-saudades

Site: https://www.institutojetro.com

Título do artigo: Deixaremos saudades?

Autor: Oswaldo Luiz Gomes Jacob