ARTIGO >> A OPERAÇÃO DO ENGANO: "A SERPENTE ME ENGANOU"

11/11/2016 11:14

 

Por Frankcimarks Oliveira

 

 

E disse a mulher : 

A serpente me enganou, e eu comi. 

( Gn 3.13)

 

 

Vemos logo nos primeiros capítulos da Bíblia a malígna atuação de Satanás contra o povo de Deus. O Senhor havia dito expressamente que de todas as árvores do Jardim o homem poderia comer. Apenas de uma deveria afastar-se, da árvore do conhecimento do bem e do mal. Entretanto, Eva deu ouvidos a sorrateira voz do engano. A serpente distorceu as santas palavras do Altíssimo e enlaçou nossa mãe em suas redes mortíferas.

         O Diabo é por assim dizer, o Pai da mentira. Desde o princípio o engano se achou em seu coração ( Jo 8.44) .Quando ele tentou a Cristo, usou desta mesma artimanha : usou a Palavra de Deus , a verdade bendita, para enganar a Jesus. Diferentemente de Eva, o Senhor não deu ouvidos as suas mentiras sórdidas. ( Mt 4). Que sirva de exemplo para cada um de nós hoje, pois o diabo continua operando neste mundo, e seus meios de fazer errar não mudaram. Ele transfigura-se em anjo de luz para destruir os mais simples ( 2 Co 11.3).

         Tenha cuidado, amado leitor, pois somos propícios ao engano. Nosso coração possui naturalmente uma inclinação a toda inverdade, visto que parece mais cômodo e agrádavel à vida. Devemos, porém, discernir a tudo quanto ouvimos, até mesmo de homens que supostamente são ministros de Cristo , pois somente seus ensinamentos demonstrarão de quem são servos, se da luz ou das trevas. Só seremos capazes de discernir tais obreiros se estivermos bem alicerçados na Boa Palavra de Deus. Infelizmente , os ministros de Satanás também carregam suas bíblias, se vestem como santos, estão no meio da Igreja, mas são lobos vorazes, interesseiros e fraudulentos. Seus ensinos procedem de demônios e não de Cristo Jesus, visto que não dão a glória devida ao nome do Salvador.

         Muitos estão sendo enganados pelo deus deste século. Seus olhos cegos não podem ver que seu Mestre não é o Carpinteiro de Nazaré, mas a antiga serpente do Éden. Sim, um dragão terrível lhes ensina mentira e toda sorte de heresias, fazendo com que tais pessoas pensem estar na luz, estando ainda envoltas nas mais densas trevas. Portanto, vamos analisar a operação do engano, afim de identificarmos à luz da Bíblia, se fomos ou não enganados por este astuto tentador. 

 

I- Os Filhos do Diabo

 

         O Senhor Jesus certa feita chamou a muitos de seus compatriotas , que se julgavam  filhos de Abraão e povo de Deus, de filhos do diabo ( Jo 8 .44). Quão terrível deve ser ouvir isto da boca daquele que só fala a verdade! " Vocês são filhos de Satanás", com certeza não há pior declaração que esta! E sabemos que isto se aplica a maior parcela da população mundial. Os filhos dos homens, por mais religiosos que pareçam ser, se não estiverem em Cristo Jesus, são todos filhos do Enganador. Quantas religiões existem no mundo ? Inúmeras sem dúvida. Todas elas estão submergidas na mentira, pois fora de Cristo tudo é vaidade. Não basta mencioná-lo como fazem os Muçulmanos, que chamam a nosso Senhor de mero profeta. Não basta honrá-lo como fazem alguns espíritas, que o chamam de grande Mestre. Não, amigo, Cristo é mais que tudo isso. Ele é o centro da vontade divina, nele se resume todas as coisas! O próprio Jesus disse :" Eu sou a Verdade"!( Jo 14.6)

         Os filhos do diabo são todos aqueles que negam a Cristo. O verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de VERDADE. Quem não tem o Filho, também não tem o Pai. Agora, imagine quantos homens estão sem Deus no mundo. Por mais que professem uma fé, por mais que digam que creem no único Deus, se não creem em tudo que Cristo é, então, permanecem longe da verdade.

         Os falsos profetas, líderes religiosos, que se dedicam a ensinar moralidade, caridade, amor fraternal e as mais belas filosofias humanísticas, se não ensinam a Cristo como aquele que é Deus encarnado, vindo do Pai, único mediador entre Deus e os homens, único Senhor e salvador dos pecadores, sacrifício suficiente para remissão dos pecados, então tudo o que estes profetas fazem é enganar as multidões, e no fim estarão eles e seus seguidores no Inferno.

         Não confieis nas palavras de Semaías, pregador de mentiras. ( Jr 29.31). A mão do Senhor é contra todos estes adivinhadores, eles não estarão na congregação dos santos, nem entrarão na terra prometida. ( Ez 13.9). Eles são condutores cegos guiando outros cegos que juntos cairão na mesma cova. São como feiticeiros que usam da mágica e do ilusionismo para atrair as massas e enriquecerem facilmente em nome da fé ( At 13.10). Ai dos que assim procedem! -Filhos do diabo, o vosso lugar é nas trevas exteriores onde há pranto e ranger de dentes.

         Há também aqueles que se dizem cristãos e não são. Já no inicio da Igreja, surgiram homens insatisfeitos com Cristo que ensinavam aos demais que a lei mosaica deveria ser guardada, caso contrário não haveria salvação para os gentios. Ou seja, estes pregam que a salvação é mediante as obras e não mediante a fé somente ( At 15.1). São do mesmo modo mentirosos e arrogantes, cheios de orgulho e altivez, ignorantes que não compreenderam a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

         Muitas heresias surgiram no berço da fé cristã. Paulo foi um instrumento de Deus para combater cada mentira de Satã no seio da Igreja amada. Paulo temia que o povo de Deus, assim como Eva, fosse enganado pela serpente. Havia o gnosticismo na comunidade de Colossos, que cultuava a anjos e guardavam dias memoriais e faziam dietas que os enchiam de orgulho carnal e lhes dava uma falsa sensação de espiritualidade. Cristo era apenas mais um ser iluminado dentre tantos outros para esta igreja. Veja que absurdo! Paulo, logo tratou de escrever sua carta aos Colossenses para demonstrar que Cristo é o único mediador, é Deus encarnado e o sustentador do Universo. 

         Na igreja de Éfeso, pastoreada por João, havia uma sútil mentira de que Cristo não havia se feito carne de verdade. Alguns irmãos acreditavam que a matéria era má e corrompida, por isso Cristo deveria ser um fantasma. João disse que aquele que nega que Cristo veio em carne, esse tal é do anticristo e a verdade de Deus não está nele.

         Na igreja de Corinto as más conversações estavam corrompendo os bons costumes. Muitos já não criam na ressurreição do Corpo e faziam vã a esperança cristã. Paulo escreveu refutando toda a mentira de satanás ali entre aqueles irmãos. Do mesmo jeito em todas as outras comunidades o engano e as heresias estavam sendo dissiminados. Em tessalônica havia desespero e desesperança em relação aos irmãos que haviam morrido. Uma sútil mentira diabólica dizia que os que morreram não ressurgiriam na vinda do Senhor, mas Paulo consolou a todos dizendo que os mortos seriam os primeiros a receber um novo corpo, e então os que estiverem vivos serão transformados para se encontrarem com o Senhor nos ares e com ele ficar para sempre. 

         O Diabo é especialista em mentir . Seu engano venenoso corrompe a igreja. Mas graças a Deus que sempre levanta homens santos e comprometidos com o Evangelho para nos acordar e nos trazer de volta ao caminho antigo. Ora, o diabo é tão sagaz que ele mesmo deseja que as pessoas não creiam em sua existência. Se ele fizer isso, então mais uma alma perdida se encontra sob seu reino de trevas.

 

II- O Coração Humano : a fonte do engano

 

         Quem nunca ouviu a frase : "confie no seu coração "!? Pois é, isso sim é perigosíssimo. Devemos confiar apenas em Deus e em sua Palavra. Nosso coração é o mais perverso e enganoso de todos, disse o profeta ( Jr 17.9). Ele se inclina à mentira e faz a língua pronunciar engano ( Sl 10.7). Por quê muita gente diz não crer na Bíblia Sagrada ? Porque ela confronta nossas mentiras e nos mostra aquilo que detestamos : a verdade. Sim, leitor, os homens preferem crer na " Nova Era", no "Evolucionismo", no "Neo Darwinismo", no "Gnosticismo", nas" religiões de encantamento", na bruxaria, em doutrinas de espíritos, do que aceitar aquilo que Deus diz em sua santa Palavra. Aquilo que Jeremias disse procede :

         Assim diz o Senhor : Não enganeis as vossas almas, dizendo : Sem dúvida se retirarão os caldeus de nós, pois não se retirarão ( Jr 37.9)

         Deus havia dito que os Caldeus tomariam a cidade de Jerusalém por causa de seus pecados. Mas o povo preferiu crer em sua força, em seu exército. Quantos hoje também não são assim ? Preferem dar ouvidos ao engano do coração do que a Verdade divina. Por isso seja sempre Deus verdadeiro e todo homem enganoso ( Rm 3.4)

         Paulo disse a Timóteo que nos últimos dias os homens teriam comichões nos ouvidos, odiando a sã doutrina de Cristo  e preferindo ouvir ensinamentos de demônios ( 2 Tm 4.4) Estes homens estão de frente da verdade ,mas não podem reconhecê-la, assim como Pilatos diante de Cristo : O que é a verdade?- perguntou ele.

 

III- A Verdade Libertadora

 

         Cristo é a verdade ( Jo 14.6) .Ele é tudo o que os pecadores precisam conhecer. Sua vontade é boa, perfeita e agradável e seus mandamentos não são pesados. Antes, sua Palavra é a verdade ( Jo 17.17) e nada podemos fazer contra a verdade, senão pela verdade ( 2 Co 13.8)

         Nosso Deus é exatamente o oposto de Satanás. Ele não pode mentir ( Hb 8.18). Ele ama a verdade no íntimo ( Sl 51.6). Odeia a mentira ( Pv 12.22) e destruirá os mentirosos ( Pv 19.5; Sl 5.6; At 5.3). Ele exterminou Ananias e Safira porque mentiram ao Espírito Santo.

         Este mundo também é enganoso. Nossos olhos veem a glória e a beleza deste mundo e se deixam levar por sua concupiscência. Porém, este mundo passará, mas somente aquele que faz a vontade de Deus permanecerá para sempre. Há muitos caminhos que aos nossos olhos nos parecem direitos, mas seu fim é a morte. O Pecado nos seduz e nos engana. A princípio pode parecer doce e gostoso, mas é amargo como fel. 

         Deus enviou a nós o seu Espírito da Verdade que o mundo não pode conhecer. O mundo ama a mentira e o engano do pecado, por isso odeia a luz.

 

         Devemos nos cingir com o cinto da verdade ( Ef 6.14). Precisamos estar completamente envolvidos pela verdade divina, caso contrário também seremos enganados, ou pelo mundo, ou pelo diabo ou por nossos próprios corações heréticos. Que em nossa boca não se ache engano, mas apenas palavras edificantes. Que Deus nos abençoe! Amém.

 

https://oleaodejuda.blogspot.com.br/2013/09/a-operacao-do-engano-serpente-me-enganou.html