Palestra 2 - David Wilkerson

 

Pregação no Congresso “Expect 2010”

 

David Wilkerson compartilha seu sentimento quanto a importância de minimizar nossas distrações e ocupações, retirando um tempo todos os dias para estar a sós com Deus e buscar Sua face.

Ele encoraja esta geração a vencer sua adicção tecnológica, deixar de lado os aparelhos, sair do facebook, dar um tempo do twitter para passar verdadeiras horas em oração.

Biografia

David Wilkerson nasceu no dia 19 de maio de 1931 em Hammond, no estado de Indiana, Estados Unidos. Era filho de Kenneth e Ann Wilkerson. David aceitou a Cristo com oito anos de idade, com treze anos de idade conheceu Gwen Carosso, os dois se casaram em 1952.

 

“Sentei-me para o meu estudo bíblico como de costume quando vi a revista Life. Eu simplesmente virei uma página e, à primeira vista, parecia que não havia nada que me interessasse. A página mostrava um desenho de um julgamento que ocorria em Nova Iorque, a 350 quilômetros de distância da minha casa no interior do estado da Pensilvânia, E.U.A. Eu nunca tinha ido à Nova York, nem nunca quis ir, exceto talvez para ver a Estátua da Liberdade. Eu comecei a virar as páginas da revista até que algo chamou minha atenção. Foi uma figura de um desenho dos olhos de um menino. Ele foi um dos sete meninos levados a julgamento por assassinato. Eu segurei a revista mais perto para obter uma melhor visão. O artista tinha capturado um olhar de espanto, ódio e desespero nas características do jovem. De repente, comecei a chorar”.

 

Esse acontecimento era a respeito de alguns jovens de uma gangue chamada Dragões que brutalmente atacaram e assassinaram outro de quinze anos, chamado Michael Farmer. Essa história, conta Wilkerson, o revoltou e o impulsionou a ir para Nova York a fim de ajudar os jovens. Você pode se perguntar: “Ele queria ajudar os assassinos?” Wilkerson responde: “Não sei nada sobre adolescentes como esses. E eu não quero saber de nada disso…” O pensamento não saia de sua cabeça...

(...)  “Essa viagem mudou minha vida para sempre”.

 

A Cada dia Wilkerson se via mais apaixonado com os perdidos e não conseguia ficar com as ideias apenas no coração e na mente. Em 1958 ele criou o “Teen Challenge” (Desafio Jovem), ministério com a intenção de alcançar as pessoas com hábitos destrutivos, com sede em Staten Island, Nova York.

 

O Desafio Jovem foi lançado com o Pastor Wilkerson realizando pregações de rua, e através dessas reuniões muitos líderes de gangues como a gangue dos “ Maus Maus”,e seus membros, foram convertidos. Através deste ministério muitos homens, mulheres e jovens endurecidos vieram a Cristo, permitindo que o Espírito de Deus transformasse suas vidas. Em 1960, a sede do Desafio Jovem mudou-se para uma casa grande na Clinton Avenue, no bairro do Brooklyn. A residência oferece proteção para os toxicodependentes e os membros de gangues, assim como camas e abrigo para jovens problemáticos e sem-teto. Em 1958, muitas pessoas pensavam que David Wilkerson estava louco para tentar levar o evangelho para adolescentes viciados em drogas de Nova York.

 

A história de David Wilkerson nos primeiros cinco anos na cidade de Nova York é contada em “A Cruz e o Punhal”, um livro que se tornou best-seller, com mais de 15 milhões de cópias vendidas e publicado em mais de 30 idiomas. Já em 1969 foi lançado o filme de mesmo nome e estrelado por artistas de Hollywood com Pat Boone no papel de David Wilkerson e Erick Estrada como Nicky Cruz, o jovem membro de gangue que teve a vida completamente transformada por Cristo.

 

O filme assim como o livro vem contar o amor de Deus e sua eterna misericórdia com os adolescentes e jovens de Nova York por meio do ministério do reverendo Wilkerson. Apesar das críticas dos especialistas que o classificavam como “desinteressante” ele foi visto por cerca de 50 milhões de pessoas em mais de 30 línguas em 150 países, de acordo com a “World Crusade Film”. Esses dados ainda dizem que é um dos filmes mais vistos do mundo. 

 

Em 1971, o ministério de David Wilkerson, mudou sua sede para o estado do Texas, onde fundou o “World Challenge Inc” (Desafio Mundial). A missão do ministério tem sido a de promover e perpetuar as doutrinas do Cristianismo, através de ensinamentos públicos. Como tal, World Challenge serve como um guarda-chuva corporativo para as cruzadas do reverendo Wilkerson, conferências de ministros, edição de livros, a produção de filmes, escolas de formação, evangelismo de rua, encontros de arrependimento, distribuição de literatura, programas de alimentação, esforços para plantação de igrejas e inúmeros outros serviços ministeriais.

 

"Em 1986, voltei para Nova York para uma pregação de rua. Enquanto descia a Rua 42 de madrugada, fiquei chocado quando vi crianças de 9, 10 e 11 anos de idade viciadas em crack. Vi o crack sendo vendido por traficantes a poucos metros de distancia um do outro. Len Bias, o famoso jogador de basquete da faculdade, tinha acabado de morrer de uma overdose de crack. Eu ouvi um traficante gritando: “Eu tenho a “coisa” que matou Len.”

Comecei a chorar quando testemunhei tudo isso. Eu orei: “Hó Deus, O Senhor tem que levantar um testemunho neste lugar infernal. Parece que o diabo criou Nova Iorque como o seu reino. Esta é a sede da Babilônia”.

“Você conhece a cidade, David. Você já esteve aqui. Você pode fazê-lo.”

Fiquei chocado. Eu estava pronto para me aposentar. Não era que eu estivesse cansado, é que passei trinta anos na rua e em centros de reabilitação de drogas em todo o mundo. Agora eu estava planejando me mudar para o estado do Colorado e passar os meus últimos anos escrevendo livros. “Meu único desejo além deste era ir à Rússia e Europa Oriental para pregar, mas eu não conseguia colocar as palavras do Senhor para fora da minha mente”.

Por duas noites eu tinha caminhado pelas ruas de Nova York, chorando e orando para que Deus trouxesse alguém. Eu pensei: “Senhor, se eu deveria fazer isso, como eu posso dizer isso a minha esposa? Temos uma bela casa no Texas com um lago. Mudamos nossa sede para lá. Como posso arrancar Gwen agora, e dizer a ela que estamos voltando para Nova York? ”

Naquela noite, quando entrei no nosso quarto de hotel, Gwen estava orando. “Estamos voltando para Nova York, não estamos?” Perguntou ela.


Em 1988, a Câmara Municipal de Teatro e o Teatro Nederlander serviu como casas temporárias para a Igreja de Times Square. No ano seguinte, em 1989, o histórico Mark Hellinger Theater foi comprado. A Igreja de Times Square tinha encontrado a sua casa, no coração de Nova York, na rua 51 em plena Broadway. O Jornal ““The New York Daily News”, declarou: “ O famoso teatro na Broadway estará agora aberto apenas para Jesus “.

Desde a sua criação, a Igreja da Times Square ficou na encruzilhada do mundo como uma igreja interdenominacional protestante. Hoje, mais de 100 nacionalidades estão representadas na congregação com cerca de 8.000 pessoas.

O ministério cresceu e hoje inclui 173 programas residenciais e numerosos centros de evangelismo nos Estados Unidos, e 241 centros de Desafios Jovem em 77 países. A taxa de libertação é de 86%, tendo sido reconhecido e comprovado pelo Governo dos E.U.A atravez do (Institute on Drug Abuse). Todos os centros do Desafio Jovem operam de forma autônoma. Os graduados no Desafio Jovem incluem ex-toxico-dependentes, ex-alcoólatras, ex-membros de gangues, ex-prostitutas e outros tipos de ex-dependentes. Hoje, muitos formandos servem como ministros e missionários em todo o mundo.

 

O Rev. David Wilkerson, morreu dia 27/04/2011 (quarta-feira) em um acidente de carro.


Wilkerson tinha 79 anos. Deixou 4 filhos e 11 netos.