RED nº 226 - Abr-Mai-Jun/13 - Introdução

   Nesta seção, queremos publicar materiais de apoio que servirão ao longo de todas as lições da revista RED deste trimestre. Os materiais específicos de cada lição serão publicados nos seus respectivos links.

 

    Os livros da bíblia que serão estudados neste trimestre são 1 e 2 Timóteo e Tito.

    Esses livros são conhecidos como CARTAS PASTORAIS porque oferecem instrução a Timóteo e a Tito a respeito do cuidado pastoral das igrejas. Essas três cartas foram escritas não muito tempo depois dos acontecimentos de Atos 28.

    Depois do seu encarceramento em Roma (cerca de 60-62 d.C.), Paulo, como é mais provável, começou a quarta viagem missionária. Durante essa viagem, comissionou Tito para permanecer em Creta como seu representante, deixando Timóteo encarregado da igreja em Éfeso. Paulo, então, passou adiante para Filipos, no norte da Grécia (Macedônia), onde escreveu a primeira carta a Timóteo e a carta a Tito (cerca de 63-65). Posteriormente, viajou até Roma, onde foi encarcerado pela segunda vez e onde escreveu 2 Timóteo pouco antes de ser executado (67 ou 68 d.C.).

    Certos temas e expressões são recorrentes do começo ao fim das cartas pastorais:

1) DEUS, o Salvador; 2) Sã doutrina, fé e ensino; 3) Vida consagrada; 4) controvérsias; 5) afirmações dignas de confiança.