Sala de Aula - MISSÕES

No mês de Setembro, mês de Missões, a classe Embaixadores, da EBD da Igreja Batista Independente de Valparaiso de Goiás-GO, não estudou a RED mas, sim, optou por abordar temas sobre MISSÕES.

Aqui, postamos informações das lições, material de apoio e as tarefas para entrega, ok?

 

23/09/12 - O amor de quase todos esfriará! 

 

Textos utilizados: Mc 10: 46-52 9: 1-12; Mt 24: 1-12

..........................................................................................................................................................................

MATERIAL DE APOIO

LOUVOR ----> FOGO CONSUMIDOR (Fernandinho)

20/10/2012 20:38
FOGO CONSUMIDOR Fogo consumidor vem arder em nós Aquecer a chama que um dia queimou por ti Homens se desviaram, profetas se venderam Mas existem aqueles que não se dobraram Diante outros deuses Mas existem aqueles que não se dobraram Diante outros deuses   Deus está...

PAIXÃO PELAS ALMAS

28/09/2012 09:12
  Paixão pelas Almas Pr. Paulo Henrique Pereira da Cunha Nenhum assunto tem sido tão falado ultimamente como Missões. Mas mesmo sendo tão falado é tão pouco compreendido e vivido. Há aqueles que se colocam contra pensando se tratar de alguma inovação. Existem também aqueles que...

O AMOR SE ESFRIARÁ DE QUASE TODOS

27/09/2012 21:30
  "E, por se multiplicar a iniquidade, ,o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo."  Mateus 24:12,13      Estava meditando sobre esse versículo semana passada e pensando: esse amor que a bíblia se refere...

SE JESUS VOLTASSE AMANHÃ

27/09/2012 20:59
  "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22.12).   Imaginemos Jesus voltando amanhã para buscar a Sua Igreja. Imaginemos ter exatamente 24 horas de prazo à nossa disposição. O que seria importante para...

 

Tarefa da lição:

 

DATA DE ENTREGA:  28/10/12próximo domingo, na Escola Dominical.

As questões abaixo estão baseadas no Material de Apoio inserido nesta lição.

Não esqueça: peça ajuda ao Espírito Santo para refletir sobre as questões e respondê-las. Dedicação e capricho são as melhores atitudes para que possamos fazer um bom trabalho.

Leia as dicas publicadas no site, para produzir um bom trabalho.

 

http://veioamim.webnode.com/news/dicas-para-um-bom-trabalho/

 

As questões abaixo, referem-se ao louvor FOGO CONSUMIDOR (Fernandinho):

Produza uma reflexão consistente e com bom conteúdo.. Evite as respostas curtas, pois elas serão pontuadas pela metade.

 

Destacamos abaixo alguns trechos do inspirado louvor “Fogo Consumidor”. Ouça-o  em Espírito de adoração e, sem pressa, deixe que o Espírito Santo abra as comportas do teu coração para nos abençoar:

 

1) Atente para o seguinte trecho do louvor: “Fogo consumidor vem arder em nós, aquecer a chama que um dia queimou por ti.” Lembrando do título da nossa lição, reflita sobre o que o compositor fala sobre a “chama que se apagou”.

 

2) Com relação aos trechos abaixo:

 

2.1...  “Homens se desviaram, profetas se venderam”: informe, no mínimo, 2 exemplos bíblicos de homens e/ou profetas que tiveram essas atitudes. Explique o contexto dos exemplos que vc citar.

2.2.... “Mas existem aqueles que não se dobraram Diante outros deuses”: também, dê 2 exemplos de personagens bíblicos e contextualize.

 

Leia o artigoO AMOR SE ESFRIARÁ DE QUASE TODOS”.

3) Destaque um trecho que mais tocou o seu coração e reflita sobre o mesmo, produzindo um texto com, no mínimo, 10 linhas. (Não esqueça: são rios que fluem de você!)

 

4) “O balde quase encheu”. Compare essa ilustração com o termo “quase todos” que está no versículo. Te parece séria (grave) essa afirmação?

 

5) Dinâmica que foi feita na Igreja: nós dedicamos uma lição para refletir sobre algumas ideias que estão “amarrando” a maioria dos cristãos no que diz respeito à Missões e ao serviço cristão. Quando pensamos em missões, logo já nos vêm a mente outros países, terras longínquas e fronteiras distantes. Mas, esquecemo-nos de que quando oramos para que Deus envie ceifeiros para obra, tem alguém, aqui mesmo, dentro da nossa própria casa (a centímetros) ou algum vizinho (a alguns metros) que também está em trevas, desesperado e que não tem conhecimento de que Cristo derramou Seu precioso sangue por eles também. É mais cômodo deixar a tarefa para o pastor ou para o missionário. Temos o despeito de pedir ao Senhor que  “envie missionários”, quando nós, não temos coragem ou disposição de ir. Vivemos a Síndrome de Pilatos: “ Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco.” Missões começa em mim, em Você. Começa AQUI e AGORA!!

 

Na atividade abaixo, vamos pedir que você construa o seu “Campo Missionário”.

INSTRUÇÕES:

a) Abra o arquivo abaixo e imprima:

meu campo de missoes.pdf (270,6 kB)

 

b)Verifique o círculo onde está escrito "VOCÊ". Ali tem o desenho de uma antena, representando o seu raio de ação e influência. Ou seja, onde o amor de Cristo irradia através de Você;

 

c) Escreva, no círculo 1, o mais próximo, o nome de pelo menos 3 familiares que ainda não conhecem a Cristo ou que estejam desviados (pais, filhos, tios, primos, irmãos, cunhados, etc);

 

d) No círculo 2, escreva o nome de pelo menos 3 vizinhos, que moram em sua quadra ou condomínio,  que também não conhecem a Cristo;

 

e) No círculo 3, escreva o nome de pelo menos 3 colegas que convivam com você no trabalho, faculdade, escola, etc;

 

f) Já, no círculo 4, escreva o nome de pelo menos 3 pessoas que cruzam o seu caminho diariamente e que não necessariamente você conheça ou saiba o nome, como, por exemplo, as pessoas que vc encontra todos os dias no ônibus, na academia, no clube, a secretária do médico, o médico, o prestador de serviço (encanador, eletricista, jardineiro, etc.). Na folha, identifique como vc a conhece: a secretária do médico, a passageira do ônibus, etc;

 

g) Pronto!! Agora, veja o tamanho do seu Campo Missionário.

 

Anexe o seu campo missionário no trabalho a ser entregue.

Quando devolvido, cole o mapa em um local que você possa vê-lo todos os dias.

 

 

16/09/12 - Trabalhar enquanto é dia e a cegueira espiritual 

 

 

Textos utilizados: Jo 9: 1-12; Ex 14: 9-12; Ex 16: 3

..............................................................................................................................................................................

Material de Apoio

LOUVOR: "Vamos trabalhar enquanto é dia"

27/09/2012 21:56
Vamos louvar ao Senhor com este louvor da UNIÃO FEMININA MISSIONÁRIA BATISTA DO BRASIL, que nos convida a trabalhar enquanto é dia, ou seja, enquanto podemos enxergar. Para ouvir a música, clique no link no final da letra.     VAMOS TRABALHAR ENQUANTO É DIA ( baseado em João 4.9)...

A CEGUEIRA ESPIRITUAL

27/09/2012 21:50
  "A CEGUEIRA ESPIRITUAL" C. D. Cole     "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a Luz do evangelho da glória de Cristo,...

O vídeo abaixo nos fala sobre superação de limites, determinação e força de vontade, das pessoas portadoras de deficiência visual.

Tarefa da lição:

DATA DE ENTREGA:  14/10/12, próximo domingo, na Escola Dominical.

As questões abaixo estão baseadas no Material de Apoio inserido nesta lição.

Não esqueça: peça ajuda ao Espírito Santo para refletir sobre as questões e respondê-las. Dedicação e capricho são as melhores atitudes para que possamos fazer um bom trabalho.

 

1) Leia o texto da lição: João 9: 1-12

No versículo 4, Jesus fala: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”

 

Qual foi a mensagem que Jesus quis transmitir? O que é o “dia”? A que se refere a “noite” e, porque ninguém pode trabalhar na noite?

 

A próxima questão está baseada no texto “A cegueira espiritual”, de C.D.Cole. Para melhor compreensão, sugerimos que você faça uma leitura completa do mesmo.

 

2) O que o autor quis dizer com o trecho abaixo:

“ A cegueira espiritual é muito mais predominante do que a física. Só alguns poucos habitantes da terra são fisicamente cegos, enquanto que cada homem, em seu estado natural, é cego ao Evangelho de Cristo e as outras verdades espirituais. Spurgeon disse que todos nós, em nosso estado natural, somos tão cegos às verdades divinas quanto morcegos. Paulo disse em Rom. 3:11. "Não há ninguém que entende; não há ninguém que busque a Deus".

 

As questões abaixo estão baseadas no vídeo “Inclusão digital de deficientes visuais” e na informação abaixo:

 

“Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, 1% da população do Brasil é formada por deficientes visuais, ou seja, 1,7 milhão de pessoas. No entanto, dados do Censo demográfico do ano 2000 apontam para números diferentes. De acordo com o estudo realizado pelo IBGE, há 11,8 milhões de brasileiros com deficiência visual, dos quais cerca de 160 mil possuem incapacidade total de enxergar. 

O deficiente visual enfrenta inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade, sendo para eles ainda mais difícil o acesso à informação, educação, cultura e ao mercado de trabalho. Entre os fatores de exclusão social do deficiente visual, destaca-se a reduzida oferta de literatura em braile, que é o sistema de escrita e leitura que se adequa às suas necessidades.” (fonte: SBB-Sociedade Bíblica do Brasil).

 

3) O que vc entende por acessibilidade?

 

4) Vc acha que as igrejas, em geral, estão preparadas para acolher, evangelizar e integrar os deficientes visuais no serviço cristão?

 

5) Pesquise o que é o método braile.

 

6) A sua igreja tem uma bíblia em braile a disposição dos deficientes visuais que chegarem nela?

 

 

 

09/09/12 - "Missões começa em casa e não em outro país

 

 

Textos utilizados: Lc 17: 11-19; Mc 5: 1-20;

..............................................................................................................................................................................

 

"E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz"  Lucas 17:15

 

"Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam."  Marcos 5:19-20

......................................................................................................................................................................................................................................

 

Vídeo de Apoio: "Faça tudo o que puder, enquanto puder!"

 

Assista ao tocante exemplo de vida de Andressa Barragana, de 14 anos.

Segundo o pr. Ilson Geisler, Andressa era incansável em seu trabalho para Cristo. “Conheci a Andressa quando tinha 11 anos. Quando ela quis ser batizada, disse: ‘Já está tarde demais para mim’. Tinha sempre pressa, muita pressa. Dos nove aos 14 anos, ela não pensava em outra coisa senão em evangelizar crianças, jovens e adultos. Todos os dias da semana, 24 horas por dia. Respirava e exalava o amor de Jesus para todos com quem entrasse em contato”, conta.

Andressa mantinha uma agenda repleta de atividades missionárias, que cumpria fielmente e com bastante êxito. Do Pequeno Grupo criado por ela surgiram outros 20 que estão em atividade.

Além disso, ela também cuidava de uma cooperativa de trabalhos manuais, que proporcionava renda a crianças carentes do bairro onde morava e dinheiro para trabalhos de evangelismo. Em sua agenda, ainda constava: um programa de rádio semanal, de onde ministrava cursos bíblicos; visitas a asilos; reuniões de oração.

 

Tarefa da lição:

 

DATA DE ENTREGA:  16/09/12, próximo domingo, na Escola Dominical.

Cada questão respondida de forma satisfatória, vale: questão 1 (4 pontos), questão 2 (6 pontos), totalizando 10.  Portanto, procure refletir profundamente sobre a pergunta e escreva o que o Espírito Santo colocar em seu coração.

 

A questão 2 refere-se ao vídeo acima: “Faça tudo o que puder, enquanto puder":

 

1) TRABALHO DE PESQUISA: Você sabe o que é uma agência missionária? Pesquise no site de alguma agência missionária e escreva  qual é a função da agência pesquisada e dê algumas informações sobre um dos projetos que ela desenvolve. 

 

2) VÍDEO: Assista ao vídeo acima. Após, reflita sobre as questões e responda:

a) No seu depoimento, a ir. Andressa fala o seguinte: "Jesus  nos  dá  24h. Se tirarmos 1h para fazer um trabalho missionário, entregar um folheto, entregar um curso bíblico, porque Jesus esta voltando, e ele esta mostrando os sinais, profecias, isso tudo  já esta se cumprindo." Mais do que simplesmente ter qualquer atividade na obra, qual você acha que era o sentimento da Andressa em relação ao IDE de Jesus? O que a impulssionava a trabalhar?

 

b) Qual é o seu entendimento sobre a frase: "... se não fizermos a nossa parte agora, se quiser fazer amanhã, talvez não dê tempo" ?

 

BOM TRABALHO!!!!

..........................................................................................................................................................................................................

 

02/09/12 - "Lá vem aquele Sonhador" (Gn 37. 19a)

 

 

Textos utilizados: Gn 1: 1-2; Gn 37: 1-11; Ex 13: 17-22; Ex 14: 1-12;

..............................................................................................................................................................................

 

Tarefa da lição:

 

DATA DE ENTREGA:  9/09/12, próximo domingo, na Escola Dominical.

Cada questão respondida de forma satisfatória, vale 2 pontos, totalizando 10.  Portanto, procure refletir profundamente sobre a pergunta e escreva o que o Espírito Santo colocar em seu coração.

 

As questões 1, 2 e 3, referem-se ao texto “Um povo que ora bem informado”, que está no link "PÁGINA INICIAL" do site, onde o autor do texto conta sobre a experiência de um amigo intercessor. Portanto, acesse o texto e leia. Com base na leitura, responda as questões abaixo:

 

1) Em um dos seus momentos de oração, o autor conta que o seu amigo recebeu a seguinte resposta de Deus: "Então volta em outra ocasião, quando estiveres melhor preparado, porque antes que eu te responda a tua oração, quero que estejas plenamente informado".  Na sua interpretação, o que Deus quis dizer para o intercessor?

 

2) O que você interpreta sobre a afirmação: “Devemos orar com o nosso entendimento”?

 

3) O autor do texto faz as seguintes colocações:

“Portanto, costumo desafiar os intercessores que assumem responsabilidades pelas cidades ou nações para que se façam tão bem informados como um delegado de polícia ou o editor de um jornal.”

“Precisamos estar o mais bem informados que nos for possível, quando estivermos orando.”
 

Segundo a idéia do autor, precisamos estar bem informados sobre o assunto pelo qual vamos orar.

Perguntamos o seguinte: se, a partir de hoje, você fosse convocado para orar por Valparaíso, que tipo de informações você acha que precisaria pesquisar sobre a cidade, para estar “bem informado” e apresentar a Deus?

 

As questões 4 e 5, referem-se a nossa aula do domingo passado, sobre Sonhos e Missões:

 

4) Em um dos textos bíblicos citados, encontramos os seguintes versículos, que falam sobre a murmuração do povo de Israel:

 

"Disseram a Moisés: Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! " (Êxodo 14:11-12)

Reflita sobre o versículo e responda: Porque o povo de Israel preferia ficar no Egito do que voltar a sonhar os sonhos de Deus?

 

5) “Se sonhamos os sonhos de Deus, Deus sonha os nossos sonhos!”. Reflita sobre a afirmação acima e escreva sobre a mensagem que ela transmite para você.

 

E, não esqueça: deixe os rios de água viva fluírem de dentro de você!!