RESUMO DO LIVRO DAS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

13/09/2013 22:16

RESUMO DO LIVRO DAS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

 

Lm 1- O preço do pecado.

Como Jerusalém está abandonada! Agora ficou sujeita ao tributo. Ela chora à noite, e ninguém a consola, seus amigos se tornaram seus inimigos. Judá partiu para o exílio em dura servidão. Seus opressores vivem tranquilos, e seus príncipes fogem pelas pastagens, pois o Senhor a castiga, por causa de seus pecados. Graves foram os pecados de Jerusalém, ela geme e esconde o rosto, e não previa este fim. Quem passa pelo caminho, olhe e julgue se há dor igual à dela, foi o Senhor que esmagou no lagar a virgem, filha de Judá.

 

Lm 2- A função da igreja.

O Senhor precipitou a glória de Israel. Como um inimigo o destruiu. Quem vai te salvar filha de Sião? Seus profetas tinham visões balofas, não viram sua malícia, para poupar seu exílio. Seus oráculos eram mentiras.

 

Lm 3- O sofrimento de Jeremias.

Sou o homem que conheceu a dor. O Senhor me fez caminhar nas trevas, e aponta para mim todos os dias. A paz me foi roubada, nem sei mais o que é felicidade, e perdi a esperança no Senhor. Mas vou recuperar minha esperança. O Senhor é bom para quem confia nele. Espere no silêncio o socorro que virá, porque o Senhor não repele para sempre, não lhe alegra o coração humilhar e afligir os homens.

 

Lm 4- O pecado de Jerusalém.

Os profetas e sacerdotes perseguiam os justos. Por isso o Senhor abandonou Jerusalém, para os dispersar, e não vê-los mais.

 

Lm 5- Reconciliação.

Caiu a coroa da nossa cabeça. Desgraçados de nós porque pecamos. Reconduza-nos a ti Senhor, e voltaremos. Faça-nos reviver o tempo de outrora.

 

Fonte: https://a-biblia.blogspot.com.br