LEITURAS DIÁRIAS

23/06/2014 17:13

 

Versão: Nova Versão Internacional

 

Segunda-feira

Salmo 117.1,2

 

 1 

Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos!

 2 

Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia!

 

Terça-feira

1 Coríntios 4.1-5

 

 1 

Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

 2 

O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis.

 3 

Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo.

 4 

Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

 5 

Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

 

Quarta-feira

Números 12.1-9

 

 1 

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope[23]. 
[23] Hebraico: cuxita

 2 

“Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o Senhor ouviu isso.

 3 

Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.

 4 

Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá.

 5 

Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,

 6 

e ele disse: Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor [24], a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. 
[24] Ou profeta, eu, o Senhor

 7 

Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa[25]. 
[25] Ou é o líder de todo o meu povo; ou ainda é o mais fiel dos meus servos

 8 

Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?

 9 

Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou.

 

Quinta-feira

Gênesis 18.1-8

 

O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia.

 2 

Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até o chão.

 3 

Disse ele: Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada.

 4 

Mandarei buscar um pouco d'água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore.

 5 

Vou trazer-lhes também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este seu servo”. “Está bem; faça como está dizendo”, responderam.

 6 

Abraão foi apressadamente à tenda e disse a Sara: “Depressa, pegue três medidas[66] da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães”. 
[66] Hebraico: 3 seás. O seá era uma medida de capacidade para secos. As estimativas variam entre 7 e 14 litros.

 7 

Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo, que se apressou em prepará-lo.

 8 

Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore.

 

Sexta-feira

Gálatas 6.7-10

 

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

 8 

Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

 9 

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

 10 

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

 


Sábado

Gálatas 5.22,23

 

 22 

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

 23 

mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

 

Domingo

3 João 1-15

 

O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade.

 2 

Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.

 3 

Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.

 4 

Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade.

 5 

Amado, você é fiel no que está fazendo pelos irmãos, apesar de lhe serem desconhecidos.

 6 

Eles falaram à igreja a respeito deste seu amor. Você fará bem se os encaminhar em sua viagem de modo agradável a Deus,

 7 

pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber ajuda alguma dos gentios[1]. 
[1] Isto é, dos que não são judeus.

 8 

É, pois, nosso dever receber com hospitalidade irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade.

 9 

Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.

 10 

Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja.

 11 

Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

 12 

Quanto a Demétrio, todos falam bem dele, e a própria verdade testemunha a seu favor. Nós também testemunhamos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro.

 13 

Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta.

 14 

Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face.

 15 

A paz seja com você. Os amigos daqui lhe enviam saudações. Saúde os amigos daí, um por um.