LEITURAS DIÁRIAS - RED

30/08/2013 09:46

Versão: Nova Versão Internacional (NVI)

 

Leituras diárias propostas na revista da escola dominical (RED nº 227), na página 36:

 

1 João 2. 20-27

 20 

Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento[9]. 
[9] Muitos manuscritos dizem e vocês conhecem todas as coisas.

 21 

Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.

 22 

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.

 23 

Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

 24 

Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

 25 

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

 26 

Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.

 27 

Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

 

1 João 4. 1-6

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

 2 

Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus[14] deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; 
[14] Ou espírito que vem de Deus

 3 

mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo[15], acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. 
[15] Ou espírito que vem do anticristo

 4 

Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

 5 

Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.

 6 

Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito[16] da verdade e o espírito do erro. 
[16] Ou espírito

 

1 Reis 22: 1-28

Durante três anos não houve guerra entre a Síria e Israel.

 2 

Mas no terceiro ano, Josafá, rei de Judá, foi visitar o rei de Israel.

 3 

Este havia perguntado aos seus oficiais: “Por acaso vocês não sabem que Ramote-Gileade nos pertence, e ainda assim não estamos fazendo nada para retomá-la do rei da Síria?”

 4 

Então perguntou a Josafá: “Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade?” Josafá respondeu ao rei de Israel: “Sou como tu, e meu povo é como o teu povo, e os meus cavalos são como se fossem teus”.

 5 

Mas acrescentou: “Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor”.

 6 

Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou: “Devo ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não?” Eles responderam: “Sim, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei”.

 7 

Josafá, porém, perguntou: “Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar?”

 8 

O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ain da há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O rei não deveria dizer isso”, Josafá respondeu.

 9 

Então o rei de Israel chamou um dos seus oficiais e disse: “Traga Micaías, filho de Inlá, imediatamente”.

 10 

Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles.

 11 

E Zedequias, filho de Quenaaná, tinha feito chifres de ferro, e declarou: “Assim diz o Senhor: “Com estes chifres tu ferirás os arameus até que sejam destruídos”.

 12 

Todos os outros profetas estavam profetizando a mesma coisa, dizendo: “Ataca Ramote-Gileade, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei”.

 13 

O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe disse: “Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável”.

 14 

Micaías, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor que direi o que o Senhor me mandar”.

 15 

Quando ele chegou, o rei lhe perguntou: “Micaías, devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não?” Ele respondeu: “Ataca, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei”.

 16 

O rei lhe disse: “Quantas vezes devo fazer você jurar que irá me dizer somente a verdade em nome do Senhor?”

 17 

Então Micaías respondeu: “Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e ouvi o Senhor dizer: “Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz””.

 18 

O rei de Israel disse a Josafá: “Não lhe disse que ele nunca profetiza nada de bom a meu respeito, mas apenas coisas ruins?”

 19 

Micaías prosseguiu: Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda.

 20 

E o Senhor disse: “Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá?”E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra,

 21 

até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: “Eu o enganarei”.

 22 

“De que maneira?”, perguntou o Senhor. Ele respondeu: “Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei”. Disse o Senhor: “Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o”.

 23 

“E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça”.

 24 

Então Zedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se, deu um tapa no rosto de Micaías e perguntou: “Por qual caminho foi o espírito da parte do[68]Senhor, quando saiu de mim para falar a você?” 
[68] Ou o Espírito do

 25 

Micaías respondeu: “Você descobrirá no dia em que estiver se escondendo de quarto em quarto”.

 26 

O rei então ordenou: Enviem Micaías de volta a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei,

 27 

e digam: Assim diz o rei: Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança.

 28 

Micaías declarou: “Se você de fato voltar em segurança, o Senhor não falou por meu intermédio”. E acrescentou: “Ouçam o que estou dizendo, todos vocês!”

 

Jeremias 23: 9-15

 9 

Acerca dos profetas: Meu coração está partido dentro de mim; todos os meus ossos tremem. Sou como um bêbado, como um homem dominado pelo vinho, por causa do Senhor e de suas santas palavras.

 10 

A terra está cheia de adúlteros, e por causa disso[53] a terra chora[54]e as pastagens do deserto estão secas. Seu modo de vida é perverso e o seu poder é ilegítimo. 
[53] Ou por causa da maldição 
[54] Ou a terra está ressequida

 11 

“Tanto o profeta como o sacerdote são profanos; até no meu templo encontro as suas iniqüidades”, declara o Senhor.

 12 

“Por isso, o caminho deles será como lugares escorregadios nas trevas, para as quais serão banidos, e nelas cairão. Trarei a desgraça sobre eles, no ano do seu castigo”, declara o Senhor.

 13 

Entre os profetas de Samaria vi algo repugnante: eles profetizaram por Baale desviaram Israel, o meu povo.

 14 

E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra.

 15 

Por isso assim diz o Senhor dos Exér citos acerca dos profetas: “Eu os farei comer comida amarga e beber água envenenada, porque dos profetas de Jerusalém a impiedade se espalhou por toda esta terra”.

 

Jeremias 23: 16-32

 16 

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não ouçam o que os profetas estão profetizando para vocês; eles os enchem de falsas esperanças. Falam de visões inventadas por eles mesmos, e que não vêm da boca do Senhor.

 17 

Vivem dizendo àqueles que desprezam a palavra do Senhor: “Vocês terão paz”. E a todos os que seguem a obstinação dos seus corações dizem: “Vocês não sofrerão desgraça alguma”.

 18 

Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra?

 19 

Vejam, a tempestade do Senhor! A sua fúria está à solta! Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios.

 20 

A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês o compreenderão claramente.

 21 

Não enviei esses profetas, mas eles foram correndo levar sua mensagem; não falei com eles, mas eles profetizaram.

 22 

Mas se eles tivessem comparecido ao meu conselho, anunciariam as minhas palavras ao meu povoe teriam feito com que se convertessem do seu mau procedimento e das suas obras más.

 23 

“Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?

 24 

Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?”, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?”, pergunta o Senhor.

 25 

Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: “Tive um sonho! Tive um sonho!”

 26 

Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes?

 27 

Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal.

 28 

O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo? , pergunta o Senhor.

 29 

“Não  é a minha palavra como o fogo”, pergun ta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?

 30 

“Portanto”, declara o Senhor, “estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras.

31 

Sim”, declara o Senhor, “estou contra os profetas que com as suas próprias línguas declaram oráculos.

 32 

Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos”, declara o Senhor. “Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo”, declara o Senhor.

 

Jeremias 23: 33-40

33 

“Quando este povo ou um profeta ou um sacerdote lhe perguntar: “Qual é a mensagem pesada da qual o Senhor o encarregou?”, diga-lhes: Vocês são o peso! E eu os abandonarei”, declara o Senhor.

 34 

Se um profeta ou um sacerdote ou alguém do povo afirmar: “Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou”, eu castigarei esse homem e a sua família.

 35 

Assim dirá cada um de vocês ao seu amigo ou parente: “O que o Senhor respondeu? O que o Senhor falou?”

 36 

Nunca mais mencionem a expressão “Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou”, senão essa palavra se tornará uma “carga” para aquele que a proferir; porque vocês distorcem as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, do nosso Deus.

 37 

É assim que vocês dirão ao profeta: “Qual é a resposta do Senhor para você?” ou “O que o Senhor falou?”

 38 

Mas se vocês disserem: “Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou””, assim diz o Senhor: “Vocês dizem: “Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou”, quando eu lhes adverti que não dissessem isso.

 39 

Por isso me esquecerei de vocês e os lançarei fora da minha presença, juntamente com a cidade que dei a vocês e aos seus antepassados.

 40 

Trarei sobre vocês humilhação perpétua, vergonha permanente, que jamais será esquecida.

 

Mateus 7: 15-23

15 

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

 16 

Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

 17 

Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

 18 

A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

 19 

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

 20 

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

 21 

Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

 22 

Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?”

 23 

Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!