LEITURAS DIÁRIAS - RED - página 23

08/08/2013 21:24

Aqui disponibilizamos as leituras diárias sugeridas pela RED, em 2 versões, para que os estudantes possam comparar as leituras:

NVI: Nova Versão Internacional 

RA: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

 

Segunda-feira – Gênesis 2: 4-7

NVI

 4 

Esta é a história das origens[6] dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus, 
[6] Hebraico: história da descendência; a mesma expressão aparece em 5.1; 6.9; 10.1; 11.10, 27; 25.12, 19; 36.1, 9 e 37.2.

 5 

ainda não tinha brotado nenhum arbusto no campo, e nenhuma planta havia germinado, porque o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia homem para cultivar o solo.

 6 

Todavia brotava água[7] da terra e irrigava toda a superfície do solo. 
[7] Ou brotavam fontes; ou ainda surgia uma neblina

 7 

Então o Senhor Deus for­mou o homem[8] do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. 
[8] Os termos homem e Adão (adam) assemelham-se à palavra terra (adamah) no hebraico.

 

RA

 4 

Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou.

 5 

Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.

 6 

Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.

 7 

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a

 

Terça-feira – Isaías 45: 9-12

NVI

 9 

Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: “O que você está fazendo?”Será que a obra que você faz pode dizer: “Você não tem mãos?”

 10 

Ai daquele que diz a seu pai: “O que você gerou?”, ou à sua mãe: “O que você deu à luz?”

 11 

Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, o seu Criador: A respeito de coisas vindouras, você me pergunta sobre meus filhos, ou me dá ordens sobre o trabalho de minhas mãos?

 12 

Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

 

RA

Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.

 10 

Ai daquele que diz ao pai: Por que geras? E à mulher: Por que dás à luz?

 11 

Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Quereis, acaso, saber as coisas futuras? Quereis dar ordens acerca de meus filhos e acerca das obras de minhas mãos?

 12 

Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.

 

Quarta-feira – Eclesiastes 12:  6-7

NVI

Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço,

 7 

o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

 

RA

 6 

antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço,

 7 

e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

 

Quinta-feira – Jeremias 19: 1-15

NVI

Assim diz o Senhor: Vá comprar um vaso de barro de um oleiro. Leve com você alguns líderes do povo e alguns sacerdotes

 2 

e vá em direção ao vale de Ben-Hinom, perto da entrada da porta dos Cacos. Proclame ali as palavras que eu lhe disser.

 3 

Diga: Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém”. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “Sobre este lugar trarei desgraça tal que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso.

 4 

Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus ante­passados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes.

 5 

Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.

 6 

Por isso, certamente vêm os dias”, declara o Senhor, “em que não mais chamarão este lugar Tofete ou vale de Ben-Hinom, mas vale da Matança.

 7 

Esvaziarei[46] neste lugar os planos de Judá e de Jerusalém: eu os farei morrer à espada perante os seus inimigos, pelas mãos daqueles que os perseguem; e darei os seus cadáveres como comida para as aves e os anima­is. 
[46] A palavra esvaziarei assemelha-se à palavra vaso no hebraico.

 8 

Farei com que esta cidade fique deserta e seja tema de zombaria. Todos os que por ela passa­rem ficarão chocados e zombarão de todos os seus ferimentos.

 9 

Eu farei com que comam a carne dos seus filhos e das suas filhas; e cada um comerá a carne do seu próximo, por causa do sofrimento que os inimigos que procuram tirar-lhes a vida lhes infligirão durante o cerco.

 10 

Depois quebre o vaso de barro diante dos homens que o acompanharam,

 11 

e diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Assim como se quebra um vaso de oleiro, que não pode ser mais restaurado, quebrarei este povo e esta cidade, e os mortos em Tofete serão sepultados até que não haja mais lugar.

 12 

Assim farei a este lugar e aos seus habitantes”, declara o Senhor, “tornarei esta cidade como Tofete.

 13 

As casas de Jerusalém e os palácios reais de Judá serão profanados, como este lugar de Tofete: todas as casas em cujos terraços queimaram incenso a todos os corpos celestes, e derramaram ofertas de bebidas aos seus deuses estrangeiros.

 14 

voltou então de Tofete para onde o Senhor o mandara profetizar e, entran­do no pátio do templo do Senhor, disse a todo o povo:

 15 

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Ouçam! Trarei sobre esta cidade, e sobre todos os povoados ao redor, todas as desgraças contra eles anunciadas, porque se obstinaram e não quiseram obedecer às minhas palavras””.

 

RA

 1 

Assim diz o SENHOR: Vai, compra uma botija de oleiro e leva contigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes;

 2 

sai ao vale do filho de Hinom, que está à entrada da Porta do Oleiro, e apregoa ali as palavras que eu te disser;

 3 

e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, ó reis de Judá e moradores de Jerusalém. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei mal sobre este lugar, e quem quer que dele ouvir retinir-lhe-ão os ouvidos.

 4 

Porquanto me deixaram e profanaram este lugar, queimando nele incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes;

 5 

e edificaram os altos de Baal, para queimarem os seus filhos no fogo em holocaustos a Baal, o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me passou pela mente.

 6 

Por isso, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que este lugar já não se chamará Tofete, nem vale do filho de Hinom, mas o vale da Matança.

 7 

Porque dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar e os farei cair à espada diante de seus inimigos e pela mão dos que procuram tirar-lhes a vida; e darei o seu cadáver por pasto às aves dos céus e aos animais da terra.

 8 

Porei esta cidade por espanto e objeto de assobios; todo aquele que passar por ela se espantará e assobiará, por causa de todas as suas pragas.

 9 

Fá-los-ei comer as carnes de seus filhos e as carnes de suas filhas, e cada um comerá a carne do seu próximo, no cerco e na angústia em que os apertarão os seus inimigos e os que buscam tirar-lhes a vida.

 10 

Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo

 11 

e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar.

 12 

Assim farei a este lugar, diz o SENHOR, e aos seus moradores; e farei desta cidade um Tofete.

 13 

As casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá serão imundas como o lugar de Tofete; também todas as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus e ofereceram libações a outros deuses.

 14 

Voltando, pois, Jeremias de Tofete, lugar para onde o enviara o SENHOR a profetizar, se pôs em pé no átrio da Casa do SENHOR e disse a todo o povo:

 15 

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade e sobre todas as suas vilas todo o mal que pronunciei contra ela, porque endureceram a cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.

 

Sexta-feira – Atos 9: 10-19

NVI

10 

Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” “Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele.

 11 

O Senhor lhe disse: Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;

 12 

numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver.

 13 

Respondeu Ananias: Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.

 14 

Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome.

 15 

Mas o Senhor disse a Ananias: Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

 16 

Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome.

 17 

Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.

 18 

Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado

 19 

e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco.

 

RA

10 

Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!

 11 

Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando

 12 

e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

 13 

Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

 14 

e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

 15 

Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;

 16 

pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.

 17 

Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.

 18 

Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.

 19 

E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.

 

Sábado – 2 Coríntios 4: 7-18

NVI

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

 8 

De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

 9 

somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

 10 

Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

 11 

Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

 12 

De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.

 13 

Está escrito: “Cri, por isso falei” [7]. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, 
[7] Sl 116.10

 14 

porque sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

 15 

Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

 16 

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

 17 

pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

 18 

Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

 

RA

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

 8 

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;

 9 

perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

 10 

levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

 11 

Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.

 12 

De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.

 13 

Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,

 14 

sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.

 15 

Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

 16 

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

 17 

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

 18 

não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

 

Domingo – Romanos 9: 19-26

NVI

 19 

Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade?”

 20 

Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: “Por que me fizeste assim?”[48]” 
[48] Is 29.16; 45.9

 21 

O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?

 22 

E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados[49] para a destruição? 
[49] Ou prontos

 23 

Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

 24 

ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

 25 

Como ele diz em Oséias: “Chamarei “meu povo”a quem não é meu povo; e chamarei “minha amada”a quem não é minha amada” [50],
[50] Os 2.23

 26 

e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: “Vocês não são meu povo”, eles serão chamados“filhos do Deus vivo”” [51]. 
[51] Os 1.10

 

RA

 19 

Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?

 20 

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?

 21 

Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

 22 

Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,

 23 

a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,

 24 

os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

 25 

Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada;

 26 

e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.