LEITURAS DIÁRIAS - RED - pag. 41

02/09/2013 11:27

Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

Segunda-feira

2 Crônicas 34. 14-33

 

 14 

Quando se tirava o dinheiro que se havia trazido à Casa do SENHOR, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do SENHOR, dada por intermédio de Moisés..

 15 

Então, disse Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR.

 16 

Hilquias entregou o livro a Safã. Então, Safã levou o livro ao rei e lhe deu relatório, dizendo: Tudo quanto se encomendou a teus servos, eles o fazem.

 17 

Contaram o dinheiro que se achou na Casa do SENHOR e o entregaram nas mãos dos que dirigem a obra e dos que a executam.

 18 

Relatou mais o escrivão ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um livro. Safã leu nele diante do rei.

 19 

Tendo o rei ouvido as palavras da lei, rasgou as suas vestes.

 20 

Ordenou o rei a Hilquias, a Aicão, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo:

 21 

Ide e consultai o SENHOR por mim e pelos restantes em Israel e Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se derramou sobre nós, porquanto nossos pais não guardaram as palavras do SENHOR, para fazerem tudo quanto está escrito neste livro.

 22 

Então, Hilquias e os enviados pelo rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Tocate, filho de Harás, e lhe falaram a esse respeito. Ela habitava na Cidade Baixa, em Jerusalém.

 23 

Ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:

 24 

Assim diz o SENHOR: Eis que trarei males sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as maldições escritas no livro que leram diante do rei de Judá.

 25 

Visto que me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos, o meu furor está derramado sobre este lugar e não se apagará.

 26 

Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste:

 27 

Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, quando ouviste as suas ameaças contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.

 28 

Pelo que eu te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus moradores. Então, levaram eles ao rei esta resposta.

 29 

Então, deu ordem o rei, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram.

 30 

O rei subiu à Casa do SENHOR, e todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR.

31 

O rei se pôs no seu lugar e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro.

 32 

Todos os que se acharam em Jerusalém e em Benjamim anuíram a esta aliança; e os habitantes de Jerusalém fizeram segundo a aliança de Deus, o Deus de seus pais.

 33 

Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se acharam em Israel os obrigou a que servissem ao SENHOR, seu Deus. Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais.

 

 

Terça-feira

Salmos 106. 1-48

 

Aleluia! Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.

 2 

Quem saberá contar os poderosos feitos do SENHOR ou anunciar os seus louvores?

 3 

Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo.

 4 

Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua bondade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação,

 5 

para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, e me alegre com a alegria do teu povo, e me regozije com a tua herança.

 6 

Pecamos, como nossos pais; cometemos iniqüidade, procedemos mal.

 7 

Nossos pais, no Egito, não atentaram às tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho.

 8 

Mas ele os salvou por amor do seu nome, para lhes fazer notório o seu poder.

 9 

Repreendeu o mar Vermelho, e ele secou; e fê-los passar pelos abismos, como por um deserto.

 10 

Salvou-os das mãos de quem os odiava e os remiu do poder do inimigo.

 11 

As águas cobriram os seus opressores; nem um deles escapou.

 12 

Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor.

 13 

Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios;

 14 

entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão.

 15 

Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma.

 16 

Tiveram inveja de Moisés, no acampamento, e de Arão, o santo do SENHOR.

 17 

Abriu-se a terra, e tragou a Datã, e cobriu o grupo de Abirão.

 18 

Ateou-se um fogo contra o seu grupo; a chama abrasou os ímpios.

 19 

Em Horebe, fizeram um bezerro e adoraram o ídolo fundido.

 20 

E, assim, trocaram a glória de Deus pelo simulacro de um novilho que come erva.

 21 

Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que, no Egito, fizera coisas portentosas,

 22 

maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho.

 23 

Tê-los-ia exterminado, como dissera, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse.

 24 

Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra;

 25 

antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do SENHOR.

 26 

Então, lhes jurou, de mão erguida, que os havia de arrasar no deserto;

 27 

e também derribaria entre as nações a sua descendência e os dispersaria por outras terras.

 28 

Também se juntaram a Baal-Peor e comeram os sacrifícios dos ídolos mortos.

 29 

Assim, com tais ações, o provocaram à ira; e grassou peste entre eles.

 30 

Então, se levantou Finéias e executou o juízo; e cessou a peste.

31 

Isso lhe foi imputado por justiça, de geração em geração, para sempre.

32 

Depois, o indignaram nas águas de Meribá, e, por causa deles, sucedeu mal a Moisés,

 33 

pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente.

 34 

Não exterminaram os povos, como o SENHOR lhes ordenara.

 35 

Antes, se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras;

 36 

deram culto a seus ídolos, os quais se lhes converteram em laço;

 37 

pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios

 38 

e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi contaminada com sangue.

 39 

Assim se contaminaram com as suas obras e se prostituíram nos seus feitos.

 40 

Acendeu-se, por isso, a ira do SENHOR contra o seu povo, e ele abominou a sua própria herança

 41 

e os entregou ao poder das nações; sobre eles dominaram os que os odiavam.

 42 

Também os oprimiram os seus inimigos, sob cujo poder foram subjugados.

 43 

Muitas vezes os libertou, mas eles o provocaram com os seus conselhos e, por sua iniqüidade, foram abatidos.

 44 

Olhou-os, contudo, quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor;

 45 

lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias.

 46 

Fez também que lograssem compaixão de todos os que os levaram cativos.

 47 

Salva-nos, SENHOR, nosso Deus, e congrega-nos de entre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.

 48 

Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!

 

Quarta-feira

Salmos 119. 89-104

 

89 

Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.

 90 

A tua fidelidade estende-se de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece.

 91 

Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.

 92 

Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.

 93 

Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.

 94 

Sou teu; salva-me, pois eu busco os teus preceitos.

 95 

Os ímpios me espreitam para perder-me; mas eu atento para os teus testemunhos.

 96 

Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado.

 97 

Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!

 98 

Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.

 99 

Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

 100 

Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.

 101 

De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.

 102 

Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas.

 103 

Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.

 104 

Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.

 

Quinta-feira

Salmos 119. 105-120

 

 105 

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

 106 

Jurei e confirmei o juramento de guardar os teus retos juízos.

 107 

Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra.

 108 

Aceita, SENHOR, a espontânea oferenda dos meus lábios e ensina-me os teus juízos.

 109 

Estou de contínuo em perigo de vida; todavia, não me esqueço da tua lei.

 110 

Armam ciladas contra mim os ímpios; contudo, não me desvio dos teus preceitos.

 111 

Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.

 112 

Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.

 113 

Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.

 114 

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero.

 115 

Apartai-vos de mim, malfeitores; quero guardar os mandamentos do meu Deus.

 116 

Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.

 117 

Sustenta-me, e serei salvo e sempre atentarei para os teus decretos.

 118 

Desprezas os que se desviam dos teus decretos, porque falsidade é a astúcia deles.

 119 

Rejeitas, como escória, todos os ímpios da terra; por isso, amo os teus testemunhos.

 120 

Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e temo os teus juízos.

 

 

Sexta-feira

Salmos 119. 129-144

 

129 

Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.

 130 

A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.

 131 

Abro a boca e aspiro, porque anelo os teus mandamentos.

 132 

Volta-te para mim e tem piedade de mim, segundo costumas fazer aos que amam o teu nome.

 133 

Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.

 134 

Livra-me da opressão do homem, e guardarei os teus preceitos.

 135 

Faze resplandecer o rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos.

 136 

Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.

 137 

Justo és, SENHOR, e retos, os teus juízos.

 138 

Os teus testemunhos, tu os impuseste com retidão e com suma fidelidade.

 139 

O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.

 140 

Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.

 141 

Pequeno sou e desprezado; contudo, não me esqueço dos teus preceitos.

 142 

A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.

 143 

Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.

 144 

Eterna é a justiça dos teus testemunhos; dá-me a inteligência deles, e viverei.

 

Sábado

Neemias 8. 1-18

 

Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha prescrito a Israel.

 2 

Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês.

 3 

E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.

 4 

Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

 5 

Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.

 6 

Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.

 7 

E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na Lei; e o povo estava no seu lugar.

 8 

Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.

 9 

Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.

 10 

Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

 11 

Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados.

 12 

Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.

 13 

No dia seguinte, ajuntaram-se a Esdras, o escriba, os cabeças das famílias de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, e isto para atentarem nas palavras da Lei.

 14 

Acharam escrito na Lei que o SENHOR ordenara por intermédio de Moisés que os filhos de Israel habitassem em cabanas, durante a festa do sétimo mês;

 15 

que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte e trazei ramos de oliveiras, ramos de zambujeiros, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está escrito.

 16 

Saiu, pois, o povo, trouxeram os ramos e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da Casa de Deus, e na praça da Porta das Águas, e na praça da Porta de Efraim.

 17 

Toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas e nelas habitou; porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria.

 18 

Dia após dia, leu Esdras no Livro da Lei de Deus, desde o primeiro dia até ao último; e celebraram a festa por sete dias; no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o prescrito.

 

Domingo

Jeremias 23. 28-29

 

28 

O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? - diz o SENHOR.

 29 

Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?