LEITURAS DIÁRIAS - página 15 (RED)

23/07/2014 20:15

 

Versão em Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

Segunda-feira

Zacarias 1.1-6

 

 1 

No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:

 2 

O SENHOR se irou em extremo contra vossos pais.

 3 

Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.

 4 

Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR.

 5 

Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre?

 6 

Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.

 

Terça-feira

Zacarias 1.7-17

 

 7 

No vigésimo quarto dia do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido.

 8 

Tive de noite uma visão, e eis um homem montado num cavalo vermelho; estava parado entre as murteiras que havia num vale profundo; atrás dele se achavam cavalos vermelhos, baios e brancos.

 9 

Então, perguntei: meu senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem são eles.

 10 

Então, respondeu o homem que estava entre as murteiras e disse: São os que o SENHOR tem enviado para percorrerem a terra.

 11 

Eles responderam ao anjo do SENHOR, que estava entre as murteiras, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está, agora, repousada e tranqüila.

 12 

Então, o anjo do SENHOR respondeu: Ó SENHOR dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais estás indignado faz já setenta anos?

 13 

Respondeu o SENHOR com palavras boas, palavras consoladoras, ao anjo que falava comigo.

 14 

E este me disse: Clama: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião.

 15 

E, com grande indignação, estou irado contra as nações que vivem confiantes; porque eu estava um pouco indignado, e elas agravaram o mal.

 16 

Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; a minha casa nela será edificada, diz o SENHOR dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém.

 17 

Clama outra vez, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: As minhas cidades ainda transbordarão de bens; o SENHOR ainda consolará a Sião e ainda escolherá a Jerusalém.

 

Quarta-feira

Zacarias 1.18-21

 

18 

Levantei os olhos e vi, e eis quatro chifres.

 19 

Perguntei ao anjo que falava comigo: que é isto? Ele me respondeu: São os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém.

 20 

O SENHOR me mostrou quatro ferreiros.

 21 

Então, perguntei: que vêm fazer estes? Ele respondeu: Aqueles são os chifres que dispersaram a Judá, de maneira que ninguém pode levantar a cabeça; estes ferreiros, pois, vieram para os amedrontar, para derribar os chifres das nações que levantaram o seu poder contra a terra de Judá, para a espalhar.

 

Quinta-feira

Zacarias 2.1-9

 

Tornei a levantar os olhos e vi, e eis um homem que tinha na mão um cordel de medir.

 2 

Então, perguntei: para onde vais tu? Ele me respondeu: Medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual o seu comprimento.

 3 

Eis que saiu o anjo que falava comigo, e outro anjo lhe saiu ao encontro.

 4 

E lhe disse: Corre, fala a este jovem: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela.

 5 

Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.

 6 

Eh! Eh! Fugi, agora, da terra do Norte, diz o SENHOR, porque vos espalhei como os quatro ventos do céu, diz o SENHOR.

 7 

Eh! Salva-te, ó Sião, tu que habitas com a filha da Babilônia.

 8 

Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.

 9 

Porque eis aí agitarei a mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim, sabereis vós que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou.

 

Sexta-feira

Zacarias 2.10-13

 

10 

Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.

 11 

Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao SENHOR e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a ti.

 12 

Então, o SENHOR herdará a Judá como sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a Jerusalém.

 13 

Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada.

 

Sábado

Esdras 5.1-2

 

Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, cujo Espírito estava com eles.

 2 

Então, se dispuseram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam.

 

Domingo

Salmo 51.1-19

 

 1 

Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.

 2 

Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.

 3 

Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

 4 

Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

 5 

Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

 6 

Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.

 7 

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.

 8 

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.

 9 

Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.

 10 

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

 11 

Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.

 12 

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

 13 

Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.

 14 

Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.

 15 

Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.

 16 

Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.

 17 

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

 18 

Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

 19 

Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.