LEITURAS DIÁRIAS - pág. 21 - RED

29/04/2014 16:49

 

Tradução: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

 

Segunda-feira

Gn 4.8; 27.37; 2Sm 13.28

 

 8 

Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

 

 37 

Então, respondeu Isaque a Esaú: Eis que o constituí em teu senhor, e todos os seus irmãos lhe dei por servos; de trigo e de mosto o apercebi; que me será dado fazer-te agora, meu filho?

 

2Sm 13.28

 

28 

Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes.

 

Terça-feira

2 Samuel 13.10-15

 

10 

Então, disse Amnom a Tamar: Traze a comida à câmara, e comerei da tua mão. Tomou Tamar os bolos que fizera e os levou a Amnom, seu irmão, à câmara.

 11 

Quando lhos oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.

 12 

Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.

 13 

Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.

 14 

Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela.

 15 

Depois, Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela que o amor que ele lhe votara. Disse-lhe Amnom: Levanta-te, vai-te embora.

 

Quarta-feira

2 Crônicas 13.12-18

 

12 

Eis que Deus está conosco, à nossa frente, como também os seus sacerdotes, tocando com as trombetas, para rebate contra vós outros, ó filhos de Israel; não pelejeis contra o SENHOR, Deus de vossos pais, porque não sereis bem sucedidos.

 13 

Mas Jeroboão ordenou aos que estavam de emboscada que fizessem uma volta e dessem contra eles por detrás; de maneira que estavam em frente dos homens de Judá, e a emboscada, por detrás deles.

 14 

Olhou Judá e viu que a peleja estava por diante e por detrás; então, clamaram ao SENHOR, e os sacerdotes tocaram as trombetas.

 15 

Os homens de Judá gritaram; quando gritavam, feriu Deus a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá.

 16 

Os filhos de Israel fugiram de diante de Judá, pois Deus os entregara nas suas mãos.

 17 

De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande matança entre eles; porque caíram feridos de Israel quinhentos mil homens escolhidos.

 18 

Assim, foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo; prevaleceram os filhos de Judá, porque confiaram no SENHOR, Deus de seus pais.

 

Quinta-feira

Lucas 22.7-16

 

 7 

Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa.

 8 

Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos.

 9 

Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?

 10 

Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar

 11 

e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?

 12 

Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.

 13 

E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa.

 14 

Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.

 15 

E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.

 16 

Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.

 

Sexta-feira

1 João 1.1-10

 

O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida

 2 

(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

 3 

o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

 4 

Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.

 5 

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.

 6 

Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

 7 

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

 8 

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

 9 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

 10 

Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

 

Sábado

Romanos 8.14-17

 

 14 

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

 15 

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

 16 

O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

 17 

Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

 

Domingo

João 16.1-11

 

 1 

Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis.

 2 

Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.

 3 

Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.

 4 

Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.

 5 

Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

 6 

Pelo contrário, porque vos tenho dito estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração.

 7 

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

 8 

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

 9 

do pecado, porque não crêem em mim;

 10 

da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

 11 

do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.