ILUSTRAÇÃO BÍBLICA -> "DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS"

22/08/2015 11:47

 


Henry David Thoreau

 

"Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."

(Marcos 12:17)

 

Henry David Thoreau gostava da vida ao ar livre, quando era criança, e continuou gostando depois que se tornou homem. Na verdade, gostava tanto do ar livre que construiu uma pequena cabana para si, perto de Walden Pond, e ali passava muitos meses, observando a Natureza. 

Estudou pássaros, plantas, insetos e a vida silvestre. Escreveu um livro acerca de sua aventura, denominado Walden.

Certa tarde, enquanto Thoreau vivia ainda em Walden Pond, foi até a cidade buscar os sapatos que havia deixado no sapateiro para consertar. Perto da sapataria, encontrou-se com seu vizinho, Sam Staples, o cordial carcereiro de Concordo: 

- Oh! você por aqui, Sam! - saudou Thoreau a seu amigo, com um largo sorriso no rosto. Ele via tão pouco as pessoas que era uma festa vir à cidade.

Sam não sorriu. Ele pigarreou, e disse:

- Sinto fazer isto, mas vim prendê-lo.

- Mas, por quê? - perguntou Henry.

- Parece que você não pagou seu imposto. Sei que não está ganhando muito dinheiro lá em Walden Pond. Teria prazer em emprestar-lhe um dólar, a fim de que você possa pagá-lo.

- Obrigado, Sam. Se eu quiser, posso conseguir o dólar para pagar o imposto. O problema é que não tenho nenhuma intenção de dar um único centavo ao Governo para ser usado na continuação da Guerra Mexicana. Eles são nossos vizinhos, e cometemos erro em declarar guerra contra eles. Não desejo ter parte alguma nesse ato tão agressivo, mesmo que tenha de ir para a cadeia.

- Sinto ter que fazer isto, Henry - disse Sam, ao dirigir-se para a prisão do condado levando Henry preso.

Thoreau passou uma noite atrás das grades. Na manhã seguinte, uma de suas tias pagou o imposto e ele foi solto.

......................................................

 

Se você estivesse no lugar de Thoreau, teria pago o imposto? Acha você que é responsável pelas leis feitas pelos homens mantidos com os impostos que você paga?

Certa vez Pedro se deparou com um dilema dessa espécie. Ele tinha que pagar os impostos, mas não possuía dinheiro nenhum. Ele ficou em dúvida se devia dar dinheiro aos romanos cruéis que dominavam injustamente sua nação. Jesus realizou um milagre a fim de que pudesse pagar os impostos (Mt 17.24-27).

 

Fonte:

https://www.4tons.com/4ilustracoesparasermoes.htm