HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÕES

07/02/2014 16:41

Sabemos que a visão do vale de ossos secos é uma figura sobre o trabalho de restauração que Deus promoveria sobre a nação israelita.

Mas, podemos nos utilizar da cena dos ossos secos para refletir sobre outras situações pelas quais a igreja contemporânea passa e que também expõem a urgente necessidade da busca de uma completa restauração que nos leve novamente ao lugar de onde nunca devemos sair: aos pés de Cristo. Os ventos do comodismo, do desânimo e da hipocrisia são apenas alguns dos males que estão soprando forte e abalando as estruturas do puro cristianismo. Para melhor refletir sobre esses 3 comportamentos mencionados, aproveite para ler as ilustrações abaixo, ok? Um grande abraço! (Igmar) 

 

 

................ COMODISMO

 

"DÁ NÃO, SENHOR"

 

 

Um sujeito colocou seu sítio à venda.
Logo no primeiro dia apareceu um interessado:


- Bom dia, estou em busca de uma área para plantio. Como é a terra daqui? Dá milho, feijão? , perguntou-lhe o visitante.


- Dá não, senhor, respondeu o proprietário. 


- E mandioca?


- Dá não, senhor. 


- Nem mandioca?, espantou-se o homem.


- Dá não, senhor. 


O interessado não era um expert em solo, mas conhecia um pouco do assunto, olhou a terra ao seu redor e pareceu-lhe terra boa. Coçou a cabeça, como que para lhe ajudar a entender o caso, e fez a pergunta derradeira: 


- E se plantar? 


- Ah... moço, daí é uma maravilha. Daí dá de tudo. Dá batata, milho, feijão, inté mandioca. 

 

"Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará."  II Coríntios 9.6

 

 

................. DESÂNIMO

 

"VIDAS SECAS"

 

 

Certa vez um assaltante deu voz de assalto a uma senhora:
- A bolsa ou a vida, disse ele.

Sem alterar seu semblante, ela respondeu:


- Pode escolher, moço, pois tanto a minha bolsa quanto a minha vida estão vazias.

 

 

"O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos."
Provérbios 17.22

 

 

 

................. HIPOCRISIA

 

 

"SANTO DO PAU OCO"

 

A Coroa Portuguesa costumava cobrar impostos altíssimos sobre as pedras preciosas e o ouro.  Quem não queria pagar colocava as peças dentro de imagens de santos e, assim, passava pelas barreiras fiscais que havia nas estradas.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."

I Timóteo 3.1-5

 

 

Fonte: www.sitedopastor.com.br