ARTIGO >> JONADABE E AMNOM: UMA AMIZADE FATAL

05/01/2018 23:02

 

Apesar de ser especificamente escolhido por Deus para ser o rei de Israel e fundador de uma dinastia que se estenderia até o próprio Cristo, Davi teve uma vida difícil e cheia de tumulto e conflito. Uma das histórias mais complicadas e tristes começou com uma amizade entre dois jovens.

 

Amnon foi o primeiro filho de Davi (2 Samuel 3:2). Jonadabe, primo de Amnon, era um amigo tão chegado que este compartilhava com ele seus pensamentos mais íntimos. Um dia, Amnon confessou a Jonadabe seu desejo para com sua própria irmã, Tamar (filha do mesmo pai, mas de outra mãe).

 

Se Jonadabe fosse um amigo de verdade, se ele amasse seu primo e desejasse seu bem, sua resposta teria sido firme. Ele teria repreendido Amnon por hospedar pensamentos impuros e por desejar sua própria parenta. Os dois sendo judeus sujeitos à Lei revelada por meio de Moisés, Jonadabe deveria ter relembrado seu primo que qualquer relação sexual entre parentes próximos foi claramente proibida (Levítico 18:6-9). Jonadabe, se fosse um bom amigo, teria repetido as palavras da Lei: “Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã” (Levítico 18:11). E se Amnon tivesse insistido, contra o bom conselho do seu amigo, Jonadabe teria agido para proteger Tamar e ainda levar Amnon ao arrependimento.

 

Mas Jonadabe não mostrou o caráter de um verdadeiro amigo. Ao invés de corrigir seu primo, ele apoiou e alimentou suas intenções pecaminosas. Jonadabe não falou o que seu amigo precisava ouvir; ele disse o que Amnon queria ouvir. Amigos que distorcem a verdade para nos apoiar não demonstram o amor e não são bons amigos.

 

As palavras de Jonadabe incentivaram mais erros na vida de Amnom. Ele reforçou o senso de direito desse príncipe de Israel. Como um filho do rei, neste caso o herdeiro provável do trono, seria negado algum desejo? Ele sugeriu para Amnon um plano para conseguir uma oportunidade de estar a sós com Tamar: “Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão” 2 Samuel 13:5).

 

Os resultados foram desastrosos. Quando Amnon aceitou o conselho perverso do seu primo, deu início a uma série de eventos que destruíram vidas e ameaçaram a estabilidade da nação de Israel. No segundo livro de Samuel, os capítulos de 13 a 20 relatam os eventos que vieram em consequência do mau conselho de Jonadabe:

 

Uma moça inocente foi estuprada. Amnon seguiu o plano de Jonadabe e conseguiu sua oportunidade de estar com Tamar. Quando ela recusou seu convite, Amnon estuprou sua irmã. Ela voltou para casa totalmente angustiada.

Absalão, irmão de Tamar (tiveram o mesmo pai e a mesma mãe), ficou indignado com Amnon. Ele ficou quieto durante dois anos esperando momento oportuno para se vingar de Amnon pelo estupro de Tamar. Armou uma cilada e mandou que seus servos matassem Amnon.

 

Com medo do seu pai, Davi, Absalão fugiu para Gesur, onde ficou sob a proteção do seu avô materno. Depois de três anos, Absalão voltou para Jerusalém, com a autorização de Davi. O rei, porém, recusou receber seu filho pessoalmente, e o clima entre os dois continuou tenso. Depois de dois anos, Davi e Absalão se reconciliaram, mas este não se sujeitou ao rei. Absalão manipulou as pessoas e conquistou o apoio de muitos para levantar uma revolta contra o rei. O resultado foi uma guerra civil em Israel que terminou com a morte de Absalão.

 

E mesmo depois das mortes de Amnon e Absalão, Davi sofreu para reunir seu reino. Houve conflitos internos e intrigas entre pessoas influentes, deixando a nação mais fraca do que antes.

 

Obviamente, essa história envolve muitas pessoas e várias decisões erradas, mas ainda perguntamos: quanto sofrimento poderia ter sido prevenido se Amnon tivesse escolhido um amigo melhor?

 

-por Dennis Allan

 

FONTE: https://www.estudosdabiblia.net/jbd374.htm