“A MISSÃO INTEGRAL EM FOCO NO BRASIL CENTRAL”

19/10/2014 16:28

     Foi realizado dos dias 10 à 12 de outubro, na IBI no Valparaizo, no município de Valparaíso de Goiás-GO, o 1º Seminário de Missão Integral: a Evangelização que é Social. O evento foi organizado pelo Depto. de Ação Social, órgão recém-criado pela Convenção Regional das Igrejas Batistas Independentes do Brasil Central - CRIBI-BC. O seminário teve, como objetivo principal, abordar um dos maiores desafios contemporâneos para a igreja: assumir, de fato, a sua missão no processo de transformação integral tanto do ser humano quanto da sociedade.

 

    Foram oferecidas três palestras e uma mesa redonda. Na sexta, o seminário teve abertura com a palestra “A vocação Social da Igreja”, proferida pelo Pr. Gideon Moreira do Carmo, presidente da CRIBI-BC. Baseada em 1 Pe 2:9, os presentes foram levados a refletir sobre o chamado e a vocação que Jesus nos fez e continua a fazer.

 

   

Logo a seguir, a Assistente Social, ir. Sônia Maria dos Santos, tratou dos “Fundamentos da Assistência Social”, onde os presentes tiveram a oportunidade de aprender mais aprofundadamente as diferenças entre conceitos que muitas vezes se confundem, como por exemplo, os conceitos de assistencialismo, assistência social e ação social. Também, foram abordadas as origens históricas do serviço social, os exemplos encontrados na Bíblia e idéias de como a igreja pode operar a assistência social na prática. Os irmãos puderam ter uma visão geral sobre as instituições parceiras (Redes) e o necessário alerta sobre a importância de ampliarmos os nossos conhecimentos da Palavra de Deus e, também, das leis, estatutos e programas que existem na área (Constituição Federal, ECA, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, entre outros).

 

   

No sábado, o Pr. Gideon palestrou sobre a vocação evangelística da Igreja (o evangelho integral para o homem integral), trazendo a apresentação "Fundamentos da Missão Integral da Igreja”, conduzindo os presentes à reflexão sobre os propósitos da missão integral, que nada mais são do que tornar visíveis os valores do Reino de Deus, de divulgar o plano divino de vida plena e de transformar toda a vida humana. E nós, discípulos de Cristo, é que somos os únicos agentes para que tais propósitos sejam cumpridos. E quem tem a responsabilidade de equipar e mobilizar homens e mulheres para a missão de Deus no mundo? A Igreja!

 

   

 

No domingo, último dia do evento, uma “Panorâmica do Pacto de Lausanne” foi o assunto de uma mesa redonda que de tão palpitante, começou às 9h da manhã e precisou ser encerrada ao meio-dia, dado a participação e interesse dos presentes, seja dirigindo questionamentos aos participantes da mesa ou seja contribuindo com suas opiniões diante da exposição dos 15 itens do referido documento. A mesa-redonda foi coordenada pela ir. Milena Araújo Costa, presidente do Depto. de Ação Social.

 

      

 

Participaram do seminário mais de 125 pessoas de igrejas da CRIBI-BC, onde foram registradas representações das igrejas de Samambaia, Ceilândia Norte, Varjão, Recanto das Emas, Áreas Octogonais (todas do DF) e de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, entre outras.

 

 

Segundo a presidenta do Depto, ir. Milena, “as expectativas foram em muito superadas. Sabemos que toda a mudança de atitudes e hábitos devem ser precedidas por um processo de conscientização. As palestras foram pertinentes e instigantes, provocando reflexões profundas e abrindo espaços para que o Espírito Santo falasse às nossas mentes e corações. Sabemos que toda a mudança de atitudes e hábitos devem ser precedidas por um processo de conscientização E agradecemos a Deus por ter separado esses dias para falar conosco, para nos conscientizar sobre a nossa urgente missão de agentes de transformação do homem e da sociedade”.

 

Como uma das próximas ações estratégicas, o Depto. de Ação Social pretende visitar todas as igrejas da regional no sentido de sensibilizar, motivar e capacitar as suas lideranças para a missão integral, além de poder conhecer os projetos que já estão sendo desenvolvidos na área social pelas igrejas.

 

 

Para entrar em contato com o Depto de Ação Social da CRIBI-BC, ficam os contatos abaixo: